segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

21 Conselhos simples, para uma melhor qualidade de vida


21 Conselhos simples, para uma melhor qualidade de vida


Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual:

01- Um copo de sumo de laranja.

Diariamente para aumentar o Ferro e repôr a Vitamina C.

02- Salpicar canela no café.
Mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue.

03- Trocar o pão tradicional pelo pão integral.
O pão integral tem 4 vezes mais Fibra, 3 vezes mais Zinco e quase 2 vezes mais Ferro que tem o pão branco.

04- Mastigar os vegetais por mais tempo.
Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos libertados no corpo. Mastigar liberta sinigrina. Quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

05- Adoptar a regra dos 80%.
Servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrointestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques cardíacos.

06- LARANJA, o futuro está na laranja.

Que reduz em 30% o risco de câncro de pulmão.
07- Fazer refeições coloridas como o arco-íris.
Comer DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

08- Comer pizza, massa ou qualquer outra coisa com molho de tomate.
Mas escolha as pizzas de massa fina. O Licopeno, um antioxidante dos tomates, pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores. Além disso é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão presentes em molhos para massas ou para pizza.

09- Limpar a sua escova de dentes e trocá-la regularmente.
As escovas podem espalhar gripes e constipações e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes por semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- Realizar actividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória.
Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova. Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. A sua mente agradece e os seus amigos também, pois é interessante conversarem com alguém que tem assunto.

11- Usar fio dental e não mastigar chicletes.
Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arterioesclerose, pois têm os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque cardíaco. Usar fio dental pode acrescentar seis anos à sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam os dentes e o corpo.

12- Rir.
Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida.
Baixa o stress e estimula as células naturais de defesa e os anticorpos.

13- Não descascar com antecipação.
Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o cancro. Sumos de fruta devem ser ingeridos assim que são preparados.

14- Ligar para os seus parentes/pais de vez em quando.
Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afectivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem tensão alta, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

15- Desfrutar de uma chávena de chá.
O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá Verde, e beber só uma chávena diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelitas também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques cardíacos.

16- Ter um animal de estimação.
As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de stress e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. As mascotes fazem-nos sentir optimistas, relaxados e isso baixa a pressão sanguínea.
Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

17- Colocar tomate ou verduras frescas na sanduíche.
Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School. Outras vantagens são obtidas através de verduras frescas.

18- Reorganizar o frigorífico.
As verduras em qualquer lugar do seu frigorífico perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o cancro, contidos em todos os vegetais. Por isso, é melhor usar a área reservada para eles, aquela caixa em baixo ou guarda-los num recipiente escuro e bem fechado.

19- Comer como um passarinho.
As sementes de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. Comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20- Uma banana por dia quase dispensa o médico, vejamos: " Pesquisa da Universidade de Bekeley”.

A banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, cura ressacas, alivia a azia, acalma o sistema nervoso, alivia TPM, reduz risco de enfarte, e tantas outras coisas mais, então é ou não é um remédio natural contra várias doenças?

21- Por último, um misto de pequenas dicas para alongar a vida:

- Comer chocolate.
Duas barras por semana acrescentam um ano de vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio..

- Pensar positivamente.
Pessoas optimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que além disso, contraiem gripes e constipações mais facilmente, são menos queridos e mais amargos.

- Ser sociável.
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contacto com a família.

- Conhecer a si mesmo.
Os verdadeiros crentes e aqueles que dão prioridade ao 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter qualidade de vida.

'Não parece muito difícil, não é verdade? Uma vez interiorizados, os conselhos, facilmente se tornam hábitos...
É exactamente o que diz uma certa frase de Sêneca:

'Escolha a melhor forma de viver e o hábito a tornará agradável’!

"Crie bons hábitos e torne-se escravo deles, como costumamos ser dos maus hábitos".

Auto-Hemoterapia

Auto-hemoterapia é vida.

Aproveite a capacidade de defesa, auto-regeneração, auto-cura do seu corpo.

Mantenha a mente positiva, porque mente negativa agrava o sofrimento.

Apesar de milhões de usuários em todo o mundo, não há um único caso de morte,

abcessos, infeções ou qualquer outro efeito colateral nefasto. Esta é a verdade

sobre a Auto-hemoterapia. Leia e informe-se, tenha muita saúde.

(artigo cedido por Diva Gomes)

AUTO-HEMOTERAPIA: As gotas da esperança


Recurso terapêutico de baixo custo quadruplicaria a defesa do organismo.

Uma técnica de quase 100 anos avança neste início do século 21 no Brasil. Denominada de auto-hemoterapia, pacientes retiram sangue da própria veia da prega do cotovelo e aplicam no músculo do braço ou nas nádegas para prevenir e curar doenças crónicas, além de uma série de infecções.
A terapia é disseminada pelo País e pelo mundo.

O responsável pela divulgação da auto-hemoterapia no País é o clínico geral Luiz Moura, 81 anos. Natural do Rio de Janeiro, o especialista explica por meio de DVD a técnica que faz há 20 anos no Brasil. Cita exemplos de casos que aconteceram com ele desde os 40 até 70 anos de idade.
O interesse é geral, tanto por parte de pacientes, que querem se submeter ao tratamento, quanto de profissionais, a fim de realizá-lo em seus consultórios. O médico carioca garante no seu documentário que a auto-hemoterapia é um procedimento que aumenta a defesa do organismo.
Segundo Luiz Moura, após a retirada de sangue de uma das veias da prega do cotovelo, aplica-se imediatamente no músculo do braço ou nádegas. Esse procedimento estimularia o aumento dos macrófagos, que são células responsáveis pela limpeza do organismo.
(fonte: Diário da Manhã - Goiânia)

"Baixo custo"
O jornalismo do Canal Um é Notícias entrevistou esta semana uma das alunas de Luiz Moura, a médica Zulmira Kirchiner da Silva, especialista em ginecologia, obstetrícia e homeopatia, que atende em Descalvado e no Núcleo de São Carlos, além do naturopata Wiliers Ulisses de Mello, de Bragança Paulista, e que atende mensalmente em Taquaritinga, na Clínica Acolher.
Na opinião de Zulmira, a auto-hemoterapia, por ser um recurso de muito baixo custo, não dá lucro, e por isso não é divulgado pelos grandes laboratórios. "Essa terapêutica é estudada desde 1911 e de facto funciona. Não existe nenhuma contra-indicação", diz. "Eu não aconselho paciente nenhum a abandonar tratamentos convencionais. Continuem com seus médicos e usem a auto-hemoterapia como recurso terapêutico auxiliar", indica.

"Não estamos substituindo nenhuma outra terapêutica, a idéia é acrescentar a terapêutica em pacientes com doenças tidas como terminais, auto-imunes, alérgicas, cujos tratamentos têm pouca resposta, ou resposta paliativa".
Segundo a profissional, o procedimento também pode ser utilizado e associado ao tratamento de várias patologias, como infecções, quistos ováricos, acne, viroses, miomas, artrites reumatóides, lupus eridematoso, verrugas e doenças da pele (veja quadro abaixo).
Zulmira diz que a auto-hemoterapia é indicada a gestantes e até mesmo a portadores de HIV. A médica, que utiliza a auto-hemoterapia há dois anos, afirma que a prática é segura, porque se usa o sangue do próprio paciente sem qualquer modificação.
Zulmira informa que pacientes que estão fazendo quimioterapia estariam tendo resultados excelentes. "Eu recebi uma carta de um chefe de cadeira de Oncologia do HC de Ribeirão Preto. Ele relata que uma jovem paciente teria apresentado sensível melhora com o tratamento e revelou que residentes estariam fazendo estudos sobre a auto-hemoterapia".

O naturopata Wiliers confirma as informações de Zulmira e informa que a técnica é eficiente, porque o sangue que será aplicado no paciente não recebe tratamento. De acordo com o naturopata, a principal finalidade dessa técnica é aumentar a defesa orgânica.

Como funciona?
A técnica é simples: retira-se o sangue de uma veia geralmente da prega do cotovelo e aplica-se no músculo, braço ou nádega, sem nada acrescentar ao sangue. O volume retirado varia de 5ml à 20ml, dependendo da gravidade da doença a ser tratada. O sangue, tecido orgânico, em contacto com o músculo, tecido extra-vascular, desencadeia uma reação de rejeição do mesmo, estimulando assim o S.R.E. (Sistema Retículo-Endotelial) A medula óssea produz mais monócitos que vão colonizar os tecidos orgânicos e recebem então a denominação de macrófagos. Antes da aplicação do sangue, em média a contagem dos macrófagos gira em torno de 5%. Após a aplicação a taxa sobe e ao fim de 8h chega a 22%. Durante 5 dias permanece entre 20 e 22% para voltar aos 5% ao fim de 7 dias a partir a aplicação da auto-hemoterapia. A volta aos 5% ocorre quando não há sangue no músculo.
As doenças infecciosas, alérgicas, auto-imunes, os corpos estranhos como os quistos ováricos, miomas, as obstruções de vasos sanguíneos são combatidas pelos macrófagos, que quadruplicados conseguem assim vencer estes estados patológicos ou pelo menos, abrandá-los. No caso particular das doenças auto-imunes a auto-agressão decorrente da perversão do Sistema Imunológico é desviada para o sangue aplicado no músculo, melhorando assim o paciente. (fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Hemoterapia).


Indicações de tratamento

É difícil encontrar trabalhos sobre o uso da auto-hemoterapia, mas este procedimento já foi utilizado nas seguintes condições:

Alcoolismo
Alergias
Artrite
Asma
Acne juvenil
Artrite reumatóide
Bronquite
Coreia
Colite ulcerativa
Depressão
Diabetes mellitus
Dermatose alérgica
Doença de Crohn
Doença pulmonar obstrutiva crónica
Doenças mentais
Doenças pancreáticas
Doenças virais
Encefalite
Epilepsia
Enxaqueca
Esterilidade - ovário policístico
Esclerodermia
Esclerose múltipla
Gangrena por picada de aranha
Glaucoma
Herpes zoster e simplex
Hipertensão arterial
Iridociclite
Insuficiência vascular periférica
Infecção da cavidade bucal
Lupus
Miastenia gravis
Pênfigo
Pneumonia
Poliomielite
Psoriase
Prevenção de infecção pulmonar no pós operatório
Prevenção de infecções cirúrgicas
Plaquetopenias
Púrpura trombocitopênica
Reumatismo
Úlcera de estomago

AUTO-HEMOTERAPIA - Dr. Luiz Moura


O que é a auto-hemoterapia?



É uma técnica simples, em que, mediante a retirada de sangue da veia e a aplicação no músculo, ela estimula um aumento dos macrófagos. Eles é que fazem a limpeza de tudo, eliminam as bactérias, os vírus, as células cancerosas, que se chamam neoplásicas. Fazem uma limpeza total, elimina inclusive a fibrina, que é o sangue coagulado. E agora, ocorre esse aumento de produção de macrófago pela medula óssea porque o sangue no músculo funciona como um corpo estranho a ser rejeitado pelo Sistema Retículo Endotelial (SRE), isso no músculo, enquanto houver sangue no músculo, o Sistema Retículo Endotelial, está sendo ativado, e só termina essa ativação máxima no fim de cinco dias.



O número de macrófagos, a taxa normal é de 5% no sangue e com a auto-hemoterapia, nós elevamos esta taxa para 22% durante 5 dias, do 5º ao 7º dia, começa a declinar, porque o sangue está terminando no músculo, e quando termina ela volta aos 5%, daí a razão da técnica determinar que deva ser repetida, de 7 em 7 dias. Essa é a razão de como funciona a auto-hemoterapia, é um método de custo baixíssimo, basta uma seringa, pode ser feito em qualquer lugar porque não depende nem de geladeira, de nada, simplesmente porque o sangue é tirado no momento em que é aplicado no paciente, não há trabalho nenhum com esse sangue; não há nenhuma técnica aplicada nesse sangue, apenas uma pessoa que saiba pegar uma veia e saiba dar uma injeção no músculo, e uma seringa para fazer a retirada do sangue e aplicação no músculo, mais nada. E resulta num estímulo imunológico poderosíssimo.



Então, realmente é uma coisa que poderia ser divulgada e usada em regiões sem recursos em que as pessoas não têm condições de pagar estímulos imunológicos caríssimos; como, por exemplo, os 'feitos' de medula óssea, que se fazem medicamentos, eu não posso dizer o nome do medicamento, porque não estou aqui fazendo propaganda, mas é um medicamento caríssimo, que se usa para produzir o mesmo efeito da auto-hemoterapia, que é o lisado de timus de vitela, que foi fabricado, isso eu posso falar, é um lisado de timus de vitela, tem um nome de fantasia, mas na realidade, a essência do produto é um lisado de timus de vitela submetido a um fermento digestivo, que se transforma num medicamento, mas é de custo muito alto, enquanto que a auto-hemoterapia produz o mesmo efeito a custo baixíssimo. Portanto podendo ser usado em todas as camadas da população sem nenhum problema, aí, essa é que é a grande vantagem!



INÍCIO E APLICAÇÃO DA PRÁTICA DA AUTO-HEMOTERAPIA



Eu comecei a fazer a auto-hemoterapia, a aplicar, ainda como estudante de medicina, em 1943, quando eu entrei para a faculdade de medicina. Eu entrei na Faculdade Nacional de Medicina, que era na Praia Vermelha (no Rio de Janeiro). E o meu pai era professor dessa mesma faculdade, e ele era também chefe enfermaria da Santa Casa, e era cirurgião geral, e ele me mandava, primeiro me ensinou a tirar sangue e a aplicar no músculo, e ele me mandava para casa de todo paciente que ele operava. Eu tinha que ir na véspera da internação, na Casa de Saúde São José, onde ele operava. Aplicar no paciente 10 ml de sangue, e depois, 5 dias depois, ele não esperava cair a taxa a zero não, e cinco dias depois eu fazia a mesma a aplicação no paciente, ainda internado, por que naquele tempo as internações, duravam em média, uma semana. O que eu não sei é como é que ele tinha coragem de operar comigo auxiliando, porque eu só sabia era segurar os instrumentos e mais nada. Acho é que ele operava era sozinho porque o que eu sabia era só segurar os instrumentos e mais nada. O que eu tinha aprendido, a única coisa, era aplicar sangue e tirar sangue da veia e aplicar no músculo, mais nada. E nunca houve problema nenhum, ele teve com isso, uma das taxas menores que eu já vi até hoje de infecção hospitalar.



Ele fazia isso porque o trabalho do Jésse Teixeira, que foi feito especificamente para evitar infecções pós-operatórias, e que resultou num prêmio de cirurgia, no maior prêmio de trabalho publicado em 1940 e foi traduzido em duas línguas, para o francês e para o inglês esse trabalho foi um sucesso enorme, o trabalho do Jésse Teixeira. O meu pai usava esta técnica, porque ele tinha lido o trabalho de Jésse Teixeira. Ele tinha 150 cirurgias, operações diferentes dos mais variados, comparados com outras 150 cirurgias idênticas que em uma teve 0% de infecções pós-operatórias, quando aplicado o sangue e na outra que não aplicava, a título de contraprova, ele não aplicava o sangue, as mesmas cirurgias, as mesmas operações, ele teve 20% de infecções. Porque havia naquela época o grande problema era mais infecções pulmonares no pós-operatório, porque a anestesia era feita com éter, e o éter irritava muito os pulmões. Havia uma facilidade muito grande de infecções.


Daí como eu aprendi isso com ele, depois, eu me limitei a usar durante muitos anos a auto-hemoterapia exclusivamente para evitar, tratar de infecções, acne juvenil, que é uma infecção de estafilococos e também evitar infecções de cirurgias, nesse tempo eu era cirurgião, então eu também usava o mesmo método. A finalidade é basicamente combater bactérias.



Só a partir de 1976 é que eu passei a usar numa amplitude muito maior, graças a um médico, Dr. Floramante Garófalo, um ginecologista, que era assistente do hospital Cardoso Fontes em Jacarepaguá e que era a pessoa que mais conhecia equipamento hospitalar do Brasil. Então ele já estava aposentado, tinha 71 anos. E ele foi chamado pelo Dr. Amaury de Carvalho, que era o diretor do Hospital, para equipar o hospital, porque o Hospital tinha sido um sanatório de tuberculosos, e foi transformado no Hospital Geral, então precisava todas as clínicas serem equipadas e ele foi ser assistente do Diretor, e eu era também assistente do Diretor. Um dia, o prof. Garófalo ou Dr. Garófalo, mas ele merecia ser chamado de professor. Ele então chega se queixando de uma dor, uma dormência que sentia na perna quando andava uma caminhada de 100, 200mt tinha que sentar na rua, no meio-fio porque não conseguia mais andar. Eu então disse para ele, olha Dr. Garófalo, você tem que ser examinado por angiologista; e nós temos um excelente aqui, chama-se o Dr. Antônio Vieira de Melo, um excelente angiologista, - que é até primo-irmão do Sérgio Vieira de Melo que morreu lá no Iraque-. E então ele vai ter que examinar esta perna, ele examinou primeiro com aparelho, e disse: há uma obstrução na sua coxa direita, na parte média da coxa. Aí o Dr. Garófalo disse assim: Bom, mas de que tamanho? Só fazendo uma arteriografia, então fomos para o raio-x e fez a arteriografia, tinha 10 cm de artéria entupida.



Aí então o Dr. Garófalo, foi dito a ele pelo angiologista Antonio Vieira de Melo: Olha, só há uma solução. Fazer uma prótese. Tirar uma parte desta artéria, esses 10 cm e substituir por uma prótese de material plástico chamado "Dralon" ele aí diz, o Dr. Garófalo rindo, "em mim você não vai fazer isso não, porque eu não quero virar um homem biônico. Hoje é essa artéria da coxa, amanhã será a do braço ou da outra perna. Então eu vou só fazendo prótese? Não, quem vai me curar é a Autohemoterapia". E me pediu que eu aplicasse nele; ele trazia de cada 7 dias trazia 1 seringa, já tudo preparado, e eu fazia a aplicação da AH. No fim de 4 meses, ele me disse: "Não sinto mais nada, estou bom". Mas eu disse: o Dr.Antônio Vieira de Melo é que tem que dizer, te dar a alta e dizer se você está bom ou não. Fomos ao Dr.Antônio Vieira de Melo e ele disse: "eu não acredito nisso, é impossível! Isso é sugestão. Você se convenceu tanto com essa AH que você está achando que está bom". Aí ele disse: "agora eu ando quilômetros, não tenho mais problema nenhum". Bom, pode ser a sugestão. Então eu (Dr. Luis Moura) dei a resposta, eu digo: Bom, não há porque a gente discutir se é sugestão ou não é sugestão. Ó Garófalo você se submete a outra arteriografia? Ele disse: "pra já! Vamos lá!" Fomos para o raio-x; quando foi feito a segunda arteriografia não havia mais a obstrução alguma e assim ele viveu, nós conhecemos ele com até noventa e tantos anos passando aqui nessa rua João Roca (em Visconde de Mauá – Rio de Janeiro) aqui na minha casa. Ele morreu com mais de 95 anos, sem nunca ter mais operado, nem ter feito nada. Então, realmente foi uma coisa, agora isso foi daí que começou em 1976, entre os meses de maio e setembro de 1976 que eu fiz essas aplicações no Dr. Floramonte Garófalo. E curou. Aí, quando ele, como compensação, resolveu me dar um presente, me deu dois trabalhos: um do Dr. Jésse Teixeira e outro do Dr. Ricardo Veronesi.



Há um intervalo entre esses dois trabalhos de 36 anos, um é de 1940 e o outro de 1976. Mas a impressão é que um foi feito para o outro, para combinar, um com o outro. Porque? Por que enquanto este (mostrando o trabalho do Dr. Jésse Teixeira) se limitava à ação da auto-hemoterapia em evitar infecções pós-operatórias, neste aqui do prof. Ricardo Veronesi, que é professor da Universidade de Santos, a imunologia já tinha avançado muito mais e tinha se descoberto que o Sistema Retículo - Endotelial (SRE) tem muitas outras funções, além da de combater as bactérias, muito mais do que isso.

E a essência daquilo é simplesmente, em poucos minutos dá para a gente ler isso aí: o que é que fazem os macrófagos.



As principais funções deles são, isso no trabalho do Prof Ricardo Veronesi : (trecho lido pelo Dr Luiz Moura no DVD)


(texto retirado do Trabalho do Dr Ricardo Veronessi)

As principais funções do Sistema Retículo Endotelial são:


1) Clearance (limpeza) de partículas estranhas provenientes do sangue ou dos tecidos, inclusive células neoplásicas (cancerosas), toxinas e outras substancias tóxicas.
2) Clearance de esteróides e sua biotransformação. (Eliminação dos hormônios, os esteróides)
3) Remoção de micro agregados de fibrina e prevenção de coagulação intra vascular. (É o motivo pelo que eu tomo (AH) pra evitar enfartos e tromboses, tromboses cerebrais, enfartos das coronárias, porque ele faz a prevenção da coagulação intra-vascular, ele remove a um possível entupimento que possa ter havido, como removeu a fibrina que entupia a artéria femural do Dr Garófalo. Por isso que eu tomo(AH).)

4) Ingestão do antígeno, seu processamento e ulterior entrega aos linfócitos B e T.(o antígeno que produz a reação alérgica, então tem uma grande ação nas alergias, no tratamento das alergias)

5) Biotransformação e excreção do colesterol.

6) Metabolismo férrico e formação de bilirrubina.

7) Metabolismo de proteínas e remoção de proteínas desnaturadas. (Proteínas anormais)
8) Destoxificação e metabolismo de drogas.



(Imagina, metabolismo de proteínas e remoção de proteínas desnaturadas, hoje que se sabe que essa doença encefalite que dá a doença da vaca louca e tudo, é uma proteína que se chama ‘prion’ que é desnaturada, e ele então poderia ajudar no tratamento, ser um colaborador nesse tratamento nessa doença.)



Respondendo por tantas e tão importantes funções, fácil é de se entender o papel desempenhado pelo Sistema Retículo Endotelia no determinismo favorável ou desfavorável de processos mórbidos tão variados como sejam os infecciosos, neoplásicos, (câncer) degenerativos e auto-imunes. Foi aí é que eu, aí vou contar depois um caso, onde comecei com o tratamento em doença auto imune. Muito bem, agora o que é triste, triste, é que, o que o Prof Jésse Teixeira descobriu em 1940, em 1976, 36 anos depois ainda estava sendo estudado em países do primeiro mundo em ratos e aqui não teve a divulgação que deveria, está aqui, esse trecho aqui:



( Dr Luiz Moura lê outro trecho do trabalho do Dr. Ricardo Veronesi)

Doenças Degenerativas


O Sistema Retículo Endotelial, exerce papel importante na homeostase (quer dizer, manter o organismo saudável) inclusive dos Lípides (das gorduras) dessa maneira tem se demonstrado em animais que o Sistema Retículo Endotelial está implicado na produção e excreção do colesterol, quer endógeno como exógeno. Conclui-se daí que a hipercolesterolemia e, talvez, a arterosclerose (processo degenerativo das artérias que vão endurecendo) depende do perfeito funcionamento do Sistema Retículo Endotelial, podendo ser reduzida a taxa do colesterol sanguíneo através da imunoestimulação do sistema conforme experiências realizadas em ratos na Universidade do Tenessee (quer dizer, enquanto em 1940 no Brasil, o Prof. Jésse Teixeira descobriu em ser humano como estimular o Sistema Retículo Endotelial em 1976, 36 anos depois, nos Estados Unidos, no Tenessee, estava se estudando em ratos.) Estamos realizando experiências em tal sentido no serviço do professor Luiz V. Décourt em São Paulo.



( acima, entre parênteses, comentários e explicações do Dr Luiz Moura sobre os trechos do Trabalho do Dr. Ricardo Veronesi)



Quer dizer, então a AH é um recurso de enorme valor, porque com essa amplitude que o avanço da imunologia deu, porque antes realmente só se sabia que combatia as infecções, eu só usava por exemplo, para reduzir o tempo de cura, por exemplo, de uma pneumonia, dava o antibiótico, eu usava simultaneamente a AH, com isso eu conseguia reduzir, primeiro a quantidade de antibiótico, a pessoa não precisava tomar tanto antibiótico, e o tempo de cura se acelerava por que o antibiótico fazia uma parte, quer dizer, paralisava a reprodução dos microorganismos por micróbios e a AH estimulava os macrófagos a devorar esses micróbios. Então complementava a ação um do outro e com isso eu tive resultados muito bons, em doenças, como pneumonias, até duplas graves e tudo, e resolvia os problemas associando esses dois recursos, um que paralisava a reprodução, porque muita gente pensa que antibiótico é bactericida, não, antibiótico não mata bactéria, ele só paralisa a reprodução das bactérias, quem mata bactéria é nosso sistema imunológico, ele quem completa o trabalho do antibiótico, o antibiótico dá chance de ativar o organismo para vencer a infecção.





ESCLERODERMIA



Dia 10/09/1976, se interna na clínica, nesse tempo, eu era chefe da clínica médica do Hospital Cardoso Fontes, e tinha uma consultora dermatológica lá Dra. Rícia Álvaro Florião, trabalha aqui pertinho na Praça Sans Penã, pois olha, ela então, ela fez um diagnóstico com três biópsias, é uma senhora que há 8 meses não andava, estava em cima de uma maca, entrevada e chega e é internada no hospital. Bom, aí ela faz o diagnóstico, tira as biopsias, manda para Anatomopatologia do hospital e a Dra. Glória Moraes, chefe do Anatomia Patológico, dá o laudo: esclerodermia fase final. Então a Dra. Rícia resolveu dar uma aula. Nós tínhamos toda segunda-feira uma aula dos casos que não fossem rotineiros, dos casos que saiam da rotina. E esse é um caso bastante raro. Esclerodermia é uma doença auto-imune e que não é freqüente.

Então ela deu uma aula belíssima, eu aprendi muito com ela porque eu não sabia nada sobre a esclerodermia, sabia de ter lido livro, nunca tinha visto paciente esclerodérmico, e eu era chefe dela!

E ela deu a aula lá, quando terminou a aula, quando tava terminando o prognóstico, quando se diz o que pode ser feito pela paciente, a Drª. Rícia mandou a enfermeira levar a paciente. Eu entendi, agora chegou a hora de dizer o que tem que fazer pela paciente. Você mandou tirar a paciente para ela não escutar. Ela disse: é verdade, eu não tenho nada há fazer pela paciente.


Eu digo a Rícia: "Você me entrega essa paciente para eu aplicar uma técnica, que não é corrente e chama-se Auto-hemoterapia. Ela riu e disse assim, ela riu na frente do chefe que era eu e dos outros dois assistentes, que eram meus assistentes, e disse assim:


- "Dr. Moura, eu fui residente médica, o senhor sabe que eu cheguei em maio dos EUA, eu era residente médica, lá, numa clínica para onde convergiam todos os casos de esclerodermia de todos os EUA, e a clínica não era mais nada de um depósito de esclerodérmicos, não tinha mais nada a fazer. Então o senhor acha que pode fazer?"

Eu disse: Olha, eu vou agora em casa pegar os dois trabalhos do Dr. Jésse Teixeira e do Dr. Ricardo Veronesi, eu vou pegar esses dois trabalhos, e você vai ver que a idéia tem fundamento. Fui, levei vinte minutos para trazer os trabalhos. Cheguei lá e li essas partes principais dos dois trabalhos e perguntei: E agora Rícia?

"Ahh, Tem lógica, pode funcionar, vale a pena."

E eu então fiz. Mas eu precisava, como ia fazer uma coisa nova, num hospital, que ninguém nunca tinha feito, eu então peguei a .... fiz uma dose brutal. Eu tirei 20 cc de sangue e apliquei 5 cc em cada em cada braço (deltóide) e 5 em cada nádega, porque eu tinha que produzir um resultado, ou funcionava ou não funcionava, eu tinha que chega a....

A melhora foi uma coisa espantosa. Ela (a paciente) ficou..., os tecidos dela..., porque a pessoa com esclerodermia fica com a pele como se fosse pele de jacaré, dura, a pessoa morre numa situação terrível, porque morre em asfixia, porque não consegue respirar mais. O pulmão não pode expandir, não tem condição de expandir, fica um bloco de madeira, o corpo.

Eu então fiz, e por incrível que pareça 30 dias depois no dia 10/10/1976 essa paciente saiu andando do hospital.



QUAIS SÃO AS OUTRAS INDICAÇÕES DA AH



Muitas, muitas aplicações.

Primeiro: todas as doenças infecciosas de modo geral.

Segundo: todas as doenças alérgicas, ela tem um efeito maravilhoso na asma brônquica, nas alergias cutâneas, em doenças que ainda não se sabe bem o que é, por exemplo, na psoríase funciona maravilhosamente bem.


Nas doenças auto-imunes, que são muitas hoje. Doença de Crohn, uma doença auto-imune que destrói o intestino, os anticorpos atacam o final do intestino delgado na doença de Crohn. ..

O Lúpus, eu já usei, tem uma paciente, que também vou dizer só as iniciais dela R.S., essa moça ensina as crianças a bailar em Caxias (RS) ela sofria de Lúpus, eu digo, ela sofria, não, ela sofre. Mas está..., não tem sintoma mais. Não tem nada. É como se tivesse curado. E ela leva essas crianças todo ano, patrocinado pela Itália, para dançar lá na Itália, crianças de rua que ela ensina a dançar. Essa moça eu tratei de Lúpus ela não podia, não tinha condições de trabalhar e nem fazer nada. No Lúpus, a esclerodermia, que eu já contei.

Artrite reumatóide, ela dá um excelente resultado em atrite reumatóide.


Eu tenho uma paciente da UFRJ, uma funcionária de lá que tava praticamente sem andar há 8 anos e com a AH ela está hoje normal. Ela sobe no meu consultório, pega ônibus. Não tem mais problema nenhum.

Na miastenias grave, eu tenho um paciente que tem a minha idade, 78 anos. Esta paciente, ela até tem um mês a mais do que eu, vai fazer 79 antes de mim, eu faço 79 em maio. Ela foi diagnosticada em miastenias graves em 1980, no Instituto de Neurologia, na Av. Pasteur e foi dado, como não tem nada o que fazer, porque nada se fazia mesmo. E ela vem fazendo a AH desde 1980, ela é a única sobrevivente dos diagnósticos feitos de miastenias graves, de todos os pacientes que tinham miastenias graves na época, que ela começou em 1980, não existe nenhuma viva, só ela, e vai no meu consultório com a filha, ela toma ônibus, pessoa humilde, e tudo, toma ônibus e chega no meu consultório. Isso 24 anos depois.


Então é realmente uma coisa incrível da gente não se divulgar, um trabalho que se beneficia e alivia o sofrimento de tanta gente. Em tantas direções, em tantas patologias, em tantos tipos diferentes de doenças crônicas, e agudas também. Eu por exemplo, eu sei que estou errado de não tomar vacina de idoso, mas é como eu faço a AH eu não preciso tomar a vacina de gripe, de idoso, porque eu tenho sistema imunológico ativado. Não condeno não, ótimo que todo mundo faça vacina, tome a vacina de gripe, é ótimo, eu não preciso, eu nem minha mulher, nós não precisamos, pois nós fazemos a AH, mantemos nosso sistema imunológico ativado. Então realmente é um recurso terapêutico que tem uma amplitude enorme, mas enorme mesmo, e benefícios que causa, por exemplo, em 1980, no consultório que eu tinha na cidade, no edifício De Paoli.... numa sala de um irmão que tinha lá, eu atendi uma senhora, bom, eu digo só que o nome dela era só Graças que aí não dá para identificar, essa senhora foi diagnosticada de esclerodermia, pelo serviço médico da Petrobrás, e foi dada, como não tinha cura. Não tinha o que fazer e decidiram então aposentá-la, foi quando ela me procurou, eu contei o caso de 4 anos antes, do caso de esclerodermia, da outra paciente do Hospital Cardoso Fontes. Contei a ela e ela decidiu fazer o tratamento, e eu fiz o tratamento dela, e ela não tem sintoma nenhum, nem nada, até o dia de hoje, e só vai se aposentar no ano de 2005 por tempo de serviço, ia se aposentar em 1980, só vai se aposentar 25 anos depois.


Então realmente, é uma coisa que poderia mudar aí, a vida de muita gente, como mudou a vida dela, imagine se ela se aposentasse naquela altura que aposentadoria ela teria hoje? Que situação ela teria? Bom, provavelmente nem viva ela estaria, se não tivesse feito esse tratamento. Então é um recurso que tem um número enorme de aplicações, e que tem uma explicação científica de como funciona.


Não é algo a dizer que é misterioso, que é uma magia, ou uma panacéia qualquer, não! Se sabe como, foi comprovado. O Prof. Jésse Teixeira..., realmente, os trabalhos anteriores europeus, todos eram na base do empirismo, ninguém tinha comprovado como funcionava, um brasileiro, Jésse Teixeira que comprovou como funcionava 1940, aí, dai por diante com a comprovação científica de como age o tratamento, era para esse tratamento ter sido divulgado e estar sendo usado, porque o custo, a medicina se torna cada vez mais cara, os recursos cada vez mais caro, as doenças que a auto-hemoterapia evita, muitas são já de idade avançada, o idoso está se tornando um paciente que representa um peso muito grande nas despesas, por isso que os planos de saúde cobram absurdo dos idosos, porque realmente eles custam muito mais caros para serem mantidos com vida, né? E com relativa saúde.


E a auto-hemoterapia, o exemplo é nosso, nós, o que nós gastamos? Temos um plano de saúde, que não estamos dando prejuízos para plano de saúde, minha mulher com 77 eu vou fazer 79, nós sempre temos dois anos de diferença, só que de vez em quando ela fica um pouco mais velha e só fica com um ano de diferença, aí é só isso que... essa é a única diferença que há.


Então, é realmente, é uma coisa muito valiosa esse tratamento, eu espero e que a gente consiga ir divulgando e com o tempo a gente conseguirá realmente, e fazendo com que alguns colegas vão usando, porque vão sendo pressionado pelos pacientes, então a verdade é essa quando eles vêem os resultados, pacientes contam os resultados que tiveram e vêem que não há o como explicar, muitos saem pela tangente, e dizem, ahhh isso é remissão espontânea. É uma saída, não admitir que foi a auto-hemoterapia.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Deus está no leme


Deus está no leme


"Deus é a evidência invisível".
Victor Hugo

Fé é idéia muito antiga. Desde os primeiros registros humanos podemos encontrar esta palavra e seus significados. Repetidamente a usamos para expressar a nossa certeza em algo ou alguém ou para pedir a outros que se convertam e que pensem como nós.

Ter fé é ter certeza; é considerar que apesar dos ventos contrários, algo deverá acontecer e fazer com que o melhor se realize, mesmo quando este melhor nos pareça, momentaneamente, muito pior.

Caro leitor, você já se deu conta de que muitas vezes algo que é bom para o nosso desenvolvimento vem disfarçado de um ou vários acontecimentos ruins? Só com o passar do tempo é que compreendemos como foi importante cada experiência difícil em nossas vidas, mesmo as mais doloridas. Mas claro que estas reflexões acontecem apenas com aqueles que não ficam perdendo seu tempo com lamúrias intermináveis, diante das adversidades. Só os que tentam buscar os ensinamentos dentro das dores é que podem realizar este tipo de avaliação que, aliás, considero de extrema importância. Ter fé nesta realidade é condição fundamental para que possamos seguir adiante, sem medo de injustiças que certamente nunca acontecem, uma vez que Deus está no leme.

Porém, existe uma fé que é muito perigosa. Seu nome é fé cega. Cuidado! Este tipo de fé pode castrar, ferir ou ainda, matar.

Fé cega é aquela que pune quem não pensa e se comporta como ela ordena. Leva homens e mulheres ao crime contra outros ou contra eles mesmos. Em seu nome muitos corrompem, perseguem, sufocam, tiranizam. Trata-se, em alguns momentos, de uma verdadeira violência simbólica, uma forma de coação que se apóia em crenças e preconceitos coletivos. Os indivíduos são forçados a se enxergar e a avaliar o mundo seguindo critérios e padrões dos dominantes.

Conheço as mais variadas formas de fé cega, algumas mais perigosas, outras menos. Praticamente todas elas admitem a existência de Deus, louvam Sua presença no mundo e posicionam o Pai Celestial como sendo perfeito (portanto Justo e Bom). Porém, as atitudes desse Criador são as mais variadas e mudam de acordo com as religiões vigentes, demonstrando falta de uso da razão por parte dos crentes diante de certos pressupostos básicos.

Para alguns, Deus é um verdadeiro legislador da pesada. Não perdoa os infratores. Sem dó nem piedade, joga no fogo eterno, nas garras do “coisa ruim”, todos os que agem de forma contrária às suas leis. Interessante que meu pai terreno, um homem simples nascido no interior de São Paulo, cheio de defeitos e qualidades, tem uma piedade muito maior por seus filhos.

Outros crêem num Deus bom apenas para quem nasceu em certa localidade, na Terra. Aliás, sequer admitem que existam outras criaturas no Universo (ou Universos, como a ciência tem nos mostrado). Interessante a parcialidade desse Pai que escolhe alguns eleitos em detrimento de outros.

Existem, ainda, os que acreditam num Deus muito parecido com um lanterninha de cinema. Ele vigia cada passo de seus filhos: vê quando eles cortam os cabelos, quer saber se eles jejuaram conforme manda a tradição, está atento aos namoricos mais calientes, inspeciona a forma como se vestem, etc. Certamente Ele também quer saber o que vai no coração dos homens, mas este detalhe é apenas mais um dentro de muitos outros, não menos importantes.

Não estou aqui para julgar tais crenças, mesmo porque todas elas são muito válidas, desde que consigam cumprir com o seu papel que é a transformação do homem em um ser melhor, mais espiritualizado, menos instintivo. O que chamo a atenção neste artigo é ao fato de que esta mesma fé que pode auxiliar a muitos no processo de burilamento íntimo, também pode vir a se tornar uma arma perigosa. É como certo veneno que quando ingerido em pequenas doses atua como medicamento salutar, porém se ministrado em grande quantidade, torna-se fatal.

É o tipo de fé que cria preconceitos, desigualdades, marginalizações. É contraditória porque a ciência está incessantemente mostrando outras verdades, contudo suas lentes embaçadas não desejam enxergar sequer as provas mais contundentes. Afirma que o Pai é Perfeito, porém suas obras são imperfeitas (?). Como um Pai Soberano poderia criar seres eternamente voltados ao mal, como se tivessem um chip defeituoso de fábrica, sem chances de mudança? Por que um Pai amoroso agiria com parcialidade? Em que momento passamos a conceber que Ele estaria desatento, deixando esta embarcação chamada Terra à deriva?

Precisamos reavaliar nossas crenças. A partir do momento em que aceitamos um Pai Onipotente, Onisciente, Onipresente, Justo e Bom, não podemos mais admitir que Ele nos permita sofrimentos injustos. Não podemos mais aceitar a idéia de que Ele tenha criado algo em vão. Nem nós, nem a natureza, nem todas as formas do Universo.

Tudo é força, tudo é vida, tudo é evolução. Só quando nos dermos conta de que o Pai é o Grande Comandante desta nau maravilhosa e nós, os marujos aprendizes, aspirantes a Mestre, o mar se tornará menos revolto. Mesmo diante das tormentas ocasionais estaremos firmes com Ele, cientes de que este grande Comandante sabe o que faz, portanto, tudo visa o nosso bem.

De nossa parte precisamos trabalhar pelo progresso de todos. Não há embarcação que consiga atingir seu objetivo com marinheiros individualistas. Tudo tem que ser pelo coletivo. Todos precisamos colaborar para que esta embarcação escolar, que nos recebe a bordo com tanto desvelo, seja muito bem cuidada.

Só assim conseguiremos nos desenvolver plenamente e, então, desembarcaremos em porto seguro, prontos para novas viagens rumo à perfeição.

por Claudia Gelernter - claudiagelernter@uol.com.br

As forças da vida


As forças da vida: saiba quais são as quatro fontes que nos alimentam


Por que estamos vivos? Que energia é essa que nos dá movimento, ação e força? Que força é essa que alimenta as nossas células e confere saúde aos nossos corpos?Se você fica algumas horas sem comer, surge a fome que é a necessidade de alimentar o corpo físico. Sem alimento, sem água não podemos sobreviver.

Se você fica muito tempo acordado, sem descanso, o sono pede para você dormir, recuperar a vitalidade do seu corpo, relaxar sua mente. Sem o benefício do sono, a mente fica em desequilíbrio, as emoções ficam desorganizadas, o relógio biológico se desajusta, o corpo perde as forças. Sem o sono periódico, não podemos viver.

Se você fica poucos minutos sem respirar, seu sangue e seu cérebro perdem a oxigenação e encontram dificuldades para exercer suas funções, por consequinte, todo o corpo padecerá por essa carência. Sem respirar não podemos viver. Essas são as principais fontes que alimentam a nossa vida, pois sem elas, simplesmente não existiríamos.

Quando o corpo se alimenta devidamente dessas fontes, a consciência pensante desabrocha de dentro do indivíduo, lhe conferindo carisma, discernimento, magnetismo, movimento e coordenação.

A falta de abastecimento por qualquer uma dessas fontes gera danos significativos ao organismo humano. Mas o corpo não é a consciência, portanto a consciência não é física, é etérica. Dizer que alguém morreu é o mesmo que dizer que sua consciência deixou seu corpo e não mais habita essa dimensão física.

Fica difícil para qualquer indivíduo, manifestar o máximo de seus potenciais, intelectuais, emocionais, sentimentais, espirituais, se ele não tiver com o corpo físico equilibradamente alimentado pelas três fontes.

Uma pessoa não poderá fazer uma longa viagem de carro, cruzando um grande território, se o motor desse veículo, os pneus e toda a estrutura mecânica, elétrica e eletrônica não estiver em pleno funcionamento. A pessoa também não poderá ir até o seu destino se ela não entrar dentro do carro. Esse é o papel da consciência de cada um, a condução do veículo. pois o veículo transporta a consciência.

Nosso corpo espiritual entra dentro do corpo físico assim como um líquido pode preencher uma garrafa. Da mesma forma, se a garrafa se quebra, o fluido que está dentro dela escorre para outro lugar. Esse lugar chamamos genericamente de plano espiritual, porque possui sintonia vibracional com o espírito - que é a própria consciência - isso quer dizer que não pode ser habitado por seres que ainda tenham o veículo carnal.

Quando somos levados para o processo de gestação, temos os nossos corpos físicos construídos gradativamente. Assim que as funções básicas são constituídas, temos nosso espírito atraído para esse receptáculo físico que vai sendo moldado lentamente, até que definitivamente entramos nele. Mais tarde, aparecemos como bebês na vida física para mais uma experiência terrestre.

Ao término do período de uma vida física, quando nosso veículo já não mais abriga a vitalidade de uma criança, perdemos o corpo denso "com prazo de validade vencido", e temos nosso espírito liberado para voltar ao plano espiritual, onde não necessitamos de corpo carnal para transitar. Nesse ambiente sutil, desapegados das rotinas materiais, expandimos nossas consciências, percebemos nossos erros da última vida material, assim planejamos uma nova experiência para retornar ao plano físico.

Embora tenhamos algumas fontes conhecidas como essenciais para manutenção da vida física, como as citadas anteriormente, uma vez que estamos vivendo em um corpo físico, precisamos ter discernimento, pensamentos, ações, intenções e magnetismo pessoal. Para isso, necessitamos que nossa consciência ou nosso espírito mantenha-se sempre energizado, porque senão seremos um carro desgovernado em uma auto-estrada. O que dá direção a esse veículo é a ligação com a força espiritual, que aqui chamamos de CONEXÃO.

Você até pode viver ilusoriamente sem conexão com a Fonte maior por algum tempo, até poderá sentir a energia do seu corpo físico fazendo você se movimentar e agir, mas se você não tiver um direcionamento ou uma bússola interior, os seus atos serão falhos e você viverá de forma mecânica.

A conexão espiritual abastece a energia do seu espírito, que é a sua consciência. Quando essa sua parte sutil absorve a vitalidade, ela é transmitida a todos os outros aspectos do se Eu, físico, mental e emocional. Portanto uma coisa afeta outra, um aspecto está ligado ao outro. Dentro dessa chamada alimentação espiritual temos a necessidade de alimentação pelo afeto.
Ninguém consegue viver em paz nesse mundo se não se sentir amado ou aceito entre os seus próximos. Queremos amor, queremos carinho, queremos colo, mas nem sempre solicitamos isso de forma direta. Nossos atos, nossas metas, nossos estilos de vida normalmente são voltados para a conquista de aceitação, reconhecimento e pela busca do amor dos demais, o que é normal quando desde que não se torne uma paranóia. Muitas pessoas, na busca incessante por essa energia da aceitação, do amor, acabam que se hipnotizando, portanto se fascinando na busca desenfreada desses sentimentos em outras pessoas. Nesse momento, se revela diante do indivíduo uma evidência óbvia: ele está buscando no próximo aquele sentimento que não encontra dentro dele! Podemos chamar esse evento de "falha de conexão".

Essa busca extrema só ocorre quando a pessoa encontra um vazio interior, que ela sem perceber decide preencher de forma equivocada. Sem consciência, ela fica viciada na busca por esses sentimentos e acaba paulatinamente tornando-se uma pessoa manipuladora, ciumenta, possessiva, vítima, egoísta. Mais uma demonstração da falta de conexão.

Uma pessoa conectada busca o amor do próximo, mas com liberdade, com leveza, sem cobranças, porque tudo deve fluir levemente. Ela não obriga ninguém a fazer nada, ela não cobra de ninguém uma ou outra atitude, mas ela recebe quando alguém tem amor, carinho e afeto para dar.Veja uma lista de simples práticas que podem ajudar muito:

- Aprenda a perdoar, mesmo que a outra parte não peça perdão. Entenda que a paz de espírito é o portal aberto para sua ligação com Deus. Pratique a gentileza em tudo que você fizer, seja solidário, mas não cobre que as outras pessoas sejam assim também, tenha paciência e ensine pelo exemplo;

- Mantenha o bom humor e harmonia emocional. Reze sempre, ao acordar, durante o dia, antes de dormir, mas saiba que prece mecânica não serve para nada;

- Medite e aprenda a serenar a mente. A cabeça agitada é um programa interno que nos mantém sempre desconectados de Deus. Jamais transfira a responsabilidade de ser feliz para outra pessoa.

- Expresse gratidão pela vida, por ser quem é, pelas pessoas ao seu lado e por tudo mais.

- Alimente-se equilibradamente na forma de alimentar-se das diversas fontes.

por Bruno J. Gimenes - sintonia@luzdaserra.
com.br

Transforme sua realidade


Transforme sua realidade


Esta semana quero refletir sobre a palavra ‘realidade’. A Wikipedia explica que ‘O real é tudo aquilo que existe fora da mente. Ou dentro dela também. A ilusão, a imaginação, embora não estejam expressas na realidade tangível extra-mentis – fora da mente – existe ontologicamente (Ontologia - do grego ontos e logoi, "conhecimento do ser" - é a parte da filosofia que trata da natureza do ser, da realidade, da existência dos entes e das questões metafísicas em geral (relativa ao ente - vide Heidegger in "Ser e tempo").

A trilogia cinematográfica de Matrix transmite a idéia que nosso mundo é virtual e que a realidade é somente uma projeção do nosso ‘eu digital’. Se por ‘eu digital’ pensarmos na interação energética de nossos neurônios, fonte de nossos pensamentos, então, podemos deduzir que a realidade é diferentemente criada para cada um de nós, porque cada um de nós tem em sua mente conceitos diferentes. Esses conceitos são em grande parte fruto do condicionamento familiar e cultural recebido. Devemos lembrar também do primeiro princípio hermético O Todo é Mente, o Universo é Mental’. (vejam as 7 Leis da Sabedoria no meu site pessoal).

Imaginem uma criança que tenha sido condicionada, desde o nascimento, a achar que as árvores são feias. Ela crescerá olhando as árvores com asco, considerando-as inaceitáveis e querendo destrui-las, odiando-as até! Em conseqüência desse condicionamento, ela poderia, por exemplo, achar bonito o deserto onde não existe nenhuma árvore! Bem, estou filosofando.... Mas o que quero dizer é que, finalmente, somos nós que criamos em nossa mente a realidade que atraímos para nossa vida. O que ela significa, que forma ela tomará diante de nossos olhos será conseqüência da nossa percepção individual, ao mesmo tempo em que ela estará sendo cristalizada ao nosso redor. Os ocultistas chamam esse fenômeno de ‘forma-pensamento’, ou seja, pensamentos que tomam forma, que se materializam. Certamente, que não somos perfeitamente conscientes desse fenômeno, caso contrário, teríamos mais cuidado com nossos pensamentos negativos, não é mesmo?

A nossa energia vital, portanto, flui de nossos pensamentos e precisa permanecer em equilíbrio para que possamos viver perfeitamente integrados com o mundo ao nosso redor, por mais caótico ou hostil que esse possa nos parecer. Lembremos que tudo o que acontece ao homem é fruto da manifestação desse processo energético criado na mente. Conseqüentemente, somente uma mente saudável consegue uma perfeita integração, psicológica, mental e emocional e cria as condições para que essa integração seja perfeitamente equilibrada. Nosso mundo está mergulhado no caos porque a mente dos homens está mergulhada no caos. Podemos mudar essa realidade? Eu creio que isso ainda seja possível. O Micro e o Macro se espelham.

Podemos começar transmutando a energia em nossa mente e ao nosso redor e criaremos um mundo melhor. Desta maneira nos sentiremos integrados e mais felizes e, conseqüentemente não adoeceremos, certo? Já reconhecemos o fato de que uma enfermidade nunca é um fato isolado – algo que acontece de fora para dentro – mas é simplesmente a manifestação física de um bloqueio energético que teve origem numa reação emocional negativa que permanece em nossa mente criando pensamentos negativos! Já escrevi sobre a técnica chamada EFT*, também chamada de Técnica de Libertação Emocional. Leiam os artigos no meu site e vejam os vídeos que estão linkados.

Porém, dirão vocês, continuando nossa reflexão, se somos condicionados desde criança e conseqüentemente criamos em nossa mente a realidade que projetamos para fora de nós, então, como ‘recriar’ essa realidade para que possamos nos integrar novamente, como ‘no princípio’? Bem, eu não creio que possamos voltar a essa integração inicial numa só encarnação! De fato, é para isso que servem as encarnações sucessivas: levar-nos de volta para a integração original com o Todo, pois ‘no princípio era o Verbo, e o Verbo era Deus’.
E nessa encarnação, qual a realidade que queremos para nós? Enquanto estamos vivendo a nossa realidade atual, podemos contribuir para essa integração?

Várias teorias religiosas e filosóficas tratam dessa questão. Cada qual à sua maneira, elas procuram nos oferecer ferramentas de integração com o Todo, e todas elas apontam o autoconhecimento como sendo o fator indispensável para alcançar essa meta. Os mecanismos podem ser vários, os caminhos são inúmeros, mas a conscientização é algo comum a todas elas. Pessoalmente, acredito que a Astrologia e a Cabala, integradas na disciplina chamada de Astrologia Cabalística, ou mesmo em separado, são ferramentas poderosas para essa conscientização. O Mapa Astral revela nossa personalidade, nosso potencial, nosso caráter e nos indica os condicionamentos recebidos, os obstáculos eventuais, nossas fraquezas e dificuldades. A Cabala nos oferece o conhecimento milenar que foi revelado a Moisés no Antigo Egito dos Faraós, sintetizada na Árvore da Vida. Com esses ensinamentos poderemos conseguir uma maior integração de nosso ser, iniciaremos o processo de transformação das energias negativas em energias positivas e, portanto, conseguiremos promover uma realidade mais harmoniosa e feliz.

Preparem-se para transformar seus pensamentos e lembrem-se: atraímos formas inerentes à vibração de nossos pensamentos! Desejo a todos uma semana cheia de Harmonia e Luz!

São Paulo, 16 de novembro de 2010

:: Graziella Marraccini ::

O que sou...


O que sou...


Todos nós já nos deparamos com esta dúvida e com a necessidade de entendermos o que efetivamente somos.

Primeiro, precisamos assimilar que somos uma Essência que pode se tornar uma Alma. Ela o será dependendo da quantidade de energia positiva que estamos produzindo com nossos pensamentos e conseqüentes atitudes.
Isso posto, para facilitar, digamos que somos uma Alma, que temos atitudes corretas e que passamos a vida vigiando nossos pensamentos em busca do correto entendimento de nossa evolução.
Pronto. Agora estou preparado para a felicidade... Engano. Agora estou pronto para entender as dificuldades.

Hoje meu Mestre ND me disse:
Saul, a vida tem mais coisas de que não gostamos do que aquelas que apreciamos. Você tem que aprender a ver isso. Todos os instantes o ser humano joga Pingue-Pongue com a sua vida. Se a bola jogada é repleta de energia ruim... A vida retorna a mesma coisa.

Portanto, assim começamos a saber o que nos tornamos. Mas é importante registrarmos que somos efetivamente uma Essência/Alma que é AGREGADA de outros conceitos conforme a nossa escolha, repito, conforme nossa escolha para evoluir e aprender. Todas as dificuldades vividas são fruto de opções, quer pré-encarne ou mesmo por aquilo que plantamos nesta vida.
Desta forma é importante entendermos a influência de alguns vetores na formação de nosso caráter e, conseqüentemente, de nosso destino.

O primeiro deles tem a ver com os nossos familiares. Nossos pais se tornam, na maioria das vezes, os principais responsáveis pelo que somos. Copiamos padrões deles de maneira direta ou indireta. Nesta escala podemos agregar irmãos e demais parentes.

Em segundo plano, entra a nossa crença religiosa. Ela pode ajudar ou nos castrar a evolução. Quanto mais medos nos põem na mente, menos enxergamos. Quanto menos vemos, mais difícil se torna viver sem a dependência de alguém que me fez assim ou me tornou isso que sou.

Em terceiro, vem o meio em que vivemos. Nossos relacionamentos causam um impacto enorme nos conceitos que aplicamos em nossas vidas. Tudo aquilo que gostamos nas pessoas de nosso meio, assimilamos e incorporamos.

O quarto vetor é representado por nossos companheiros de jornada, os(as) parceiros(as) de vida. E, na seqüência, nossos filhos.

Portanto, sou o que admito como verdadeiro em minha família, minha religião e nas pessoas com as quais convivo.
Isso sou eu.

E, este eu que me torno é o responsável pelo que sou. É com estas verdades que encaro a vida, que consigo entender os livros que leio e aceitar as novidades que acabo descobrindo como tais. Este é o quinto vetor.
Assim, precisamos deixar registrado que nada nesta vida, em termos de evolução, se defronta com o certo e o errado. Nos deparamos sim, com o bom e o ruim.

Na situação, no momento, do bom e do ruim, temos um termômetro que nos permite entender o passado. Este estágio deve ser analisado de forma isenta para podermos efetivamente saber o que criei para mim mesmo.
Plantou... Colheu.

Se soubermos encarar a vida e com ela aprendermos, encontraremos em nosso interior uma verdade única e, desculpe a redundância, singular, chamada SABEDORIA.
Ninguém fica sábio copiando valores criados e praticados pelos outros. Isso é demagogia de religião.

O verdadeiro sábio descobre as suas verdades em seu interior e pelas suas atitudes.
Sei que nos veremos
Beijo na alma

:: Saul Brandalise Jr. ::

domingo, 27 de novembro de 2011

Por onde anda sua mente?


Por onde anda sua mente?

Se você vive distante de tudo o que está efetivamente acontecendo com você no momento presente, significa que sua mente está sempre buscando controle. Para ter controle sobre tudo e todos, você projeta seu corpo mental de forma fragmentada para todos os lugares, situações e pessoas, para que possa captar tudo o que está acontecendo, na tentativa de antever os acontecimentos, para não ser pego de surpresa, na tentativa de ter controle sobre os eventos, minimizando seus impactos destrutivos e tentando se esquivar de todos os males que possam lhe ocorrer e, ainda, tentando adquirir ainda mais poder sobre tudo e todos. Com uma mente controladora como essa, você nunca está seguro, muito ao contrário, quanto mais tenta controlar o mundo, mais descontrolado e desequilibrado se sente. Sua insegurança se intensifica e você vive perturbado, confuso, com medo e desorientado.

Você se enquadra neste panorama mental? Então, está na hora de começar a abrir mão do controle, com urgência, e tentar encontrar caminhos que te levem a entregar seu real poder ao coração. Somente neste caminho é possível que você encontre recursos para se sentir verdadeiramente seguro e confiante. Enquanto delegar total poder à sua mente inferior, negando-se a experiência do coração, mais desequilibrado se sentirá.

Se com todo esse pseudo-poder que, a muito custo, desenvolveu ao longo de sua vida, você se sente tão vulnerável e inseguro, é claro que será bastante difícil acreditar que haja outro meio de ter poder verdadeiro, sem que seja controlando tudo pela mente, onde voce acha que é o senhor todo poderoso do saber absoluto.

Então, se apesar de sempre acreditar e querer estar certo sobre tudo, ainda assim se sente confuso, desorientado, ou perturbado e desequilibrado, está na hora de ser humilde e corajoso para entrar em contato com uma realidade: a sua mente fez o que pôde até o momento presente, ela se saiu bem com todas as estratégias de sobrevivência que criou, ela te trouxe até aqui, com todo o seu poder controlador, mas se você não está feliz e está se sentindo esgotado, é porque os caminhos que sua mente criou de forma controladora, foram bons apenas para que você sobrevivesse -conforme suas crenças negativas-, porém se quer mesmo ser seguro e criar uma vida realmente satisfatória, terá que abrir mão desse controle mental e se abrir para outras realidades, para as verdades de seu coração. Esta é a única verdade que precisa aceitar.

Para ter um falso controle sobre a vida, sua mente se espalha por aí, "entrando na mente" das outras pessoas, na tentativa de saber o que elas pensam, sentem e quais atitudes tomarão contra você ou para saber o que há nelas, que possa lhe ser útil usando a seu favor; porém, quando entra na mente do outro, você se torna refém de seu mundo mental, e acaba se deixando aprisionar e se envolver nas questões do outro, e começa a ficar mais confuso porque não sabe definir o que é seu e o que é do outro. Esta estratégia de sobrevivência foi criada na sua infância e você continua a usá-la até este momento de sua vida, portanto, dá para perceber, que uma estratégia criada por uma criança assustada com o mundo, não é adequada a um adulto. Se você procura se instalar na mente do outro para ter controle sobre ele, é inevitável que acabe se tornando prisioneiro. Assim, sua mente está em todos os lugares e mentes, espalhada por aí, mas não está no único lugar onde ela de verdade deveria estar: com você, envolvida pela energia de seu coração.

Então, aconselho que comece a desejar trazer sua mente de volta. Mas entenda, se esse é um recurso antigo em sua vida, existem lugares, na mente de outras pessoas, nas quais você entrou por espontânea vontade, mas se tornou um prisioneiro que essas mentes não querem libertar, pois aprenderam a extrair de você todos os seus potenciais de luz, toda a sua energia criativa e passaram a acreditar que esse poder é delas. Se você tentar invadir suas mentes para trazer sua energia mental de volta, essas mentes irão reagir contrariamente na tentativa de defenderem o que "é delas" e não deixarão que você se liberte com tanta facilidade.

Mas não se preocupe, pois aquilo que é seu, de direito divino, voltará a você, quando decidir resgatar com todo o seu coração, neste momento, receberá ajuda "dos céus" para esse fim, porém, terá que se esforçar para isso, não é simplesmente querer e achar que o Plano Espiritual fará o serviço sozinho, mesmo porque, é preciso estar atento à sua mente, pois ela poderá querer te sabotar, pois agora que ela foi desmascarada e que sabe que suas estratégias de controle acabaram mantendo-a prisioneira, ela irá querer se resgatar, mas somente para ter mais poder sobre os outros, ainda não haverá uma intenção verdadeira de abrir mão do controle.

Assim, se quer resgatar seus 'poderes mentais, precisará meditar e se trabalhar no sentido de ter coragem de abrir mão do controle, de forma verdadeira. Se não tiver esta real intenção, não será possível o resgate, pois uma intenção falsa não é "atendida por Deus". Com a conscientização de sua necessidade de controle, percebendo e refletindo sobre o quanto você foi um controlador dissimulado durante toda a sua vida e com a real humildade em seu coração no sentido de desejar abrir mão do controle, pedindo ajuda divina para isso, você conseguirá receber a ajuda que necessita e resgatará, dentro de si, o poder pessoal que lhe confere a capacidade de conquistar o que almeja. A partir disto poderá se libertar dos calabouços mentais nos quais está aprisionado, aos quais se entregou, achando que enquanto isso estaria dentro das mentes manipulando e controlando, quando na verdade, apesar de ter certo controle sobre as mentes, tornou-se prisioneiro e fonte de abastecimento de energias criativas e de seus poderes de luz, contidos em seu corpo mental.
Ao se tornar consciente de suas manipulações e necessidade de controle e, finalmente, reconhece que muitos de seus desequilíbrios e desorientação são provenientes dessa estratégia de controle, algo muda dentro de você, a tomada de consciência traz um grande alívio, pois quando vivemos em desequilíbrio e não conseguimos entender o que nos leva a isso, sofremos muito, mas quando conseguimos descobrir e compreender a nossa dinâmica oculta, dentro da qual nos tornamos verdadeiros "suicidas", enquanto nossa mente arrogante esteve sempre se achando o ser mais sábio do Universo, ficamos extremamente aliviados, tranqüilos e seguros, mesmo sabendo que ainda precisaremos resgatar os fragmentos de nosso corpo mental que está perdido por aí ou aprisionado em outras mentes. A tomada de consciência, por si só, já nos traz mais poder pessoal.

Você desenvolverá um controle saudável sobre seu corpo mental, dando a ele o continente adequado para que se expanda de forma segura e este ambiente é "dentro de seu coração", bastando apenas que tenha a intenção de "trazer sua mente de volta", purificada, envolvendo-a na energia de seu coração. Assim, a mente se entrega aos cuidados e comandos provenientes do coração e, nesta associação de mente e coração, você poderá desenvolver uma vida muito mais satisfatória, vencendo seus vícios de controle e apenas deixando a vida fluir.

Teresa Cristina Pascotto

Quando a gente se aceita, o mundo nos aceita!



Quando a gente se aceita, o mundo nos aceita!


Caminhando pela estrada da vida e observando... Ser como você é, expressar o que sente e sentir a vida reagir a tudo isso, é sim, uma das melhores sensações que podemos ter. Isso significa liberdade, significa eliminar os padrões e máscaras que carregamos para que os outros nos aceitem. A regra é uma só e intocável: quando você se aceita, o mundo o aceita.

Não é o seu destino, nem uma ordem cósmica injusta que determina que você deve sofrer e, sim, a forma como você se coloca perante as situações e pessoas. Por trás de tudo isto, estão o seu equilíbrio pessoal e o seu poder pessoal. Ter poder pessoal significa ser um ser único que reconhece seu valor e suas potencialidades e acima de tudo representa a certeza de alma que o amanhã será sempre melhor do que é o hoje.

No exato momento em que tomamos consciência que somos seres plenos e repletos de luz, percebemos que as situações que um dia fizeram parte de nossas vidas, ou ainda fazem, foram atraídas pelo padrão vibracional que estávamos naquele instante.

A responsabilidade pela escolha da dor ou do amor está em nós mesmos. Decrete para você que este não é o padrão de vida que deseja, procure o equilíbrio pessoal e modifique seu dia a dia.
As emoções são forças criadoras poderosas, são elas que nos movem rumo ao que desejamos, mesmo que de forma inconsciente.

No momento em que você se descobre e percebe o importante papel que tem neste mundo, você se encontra. Neste exato momento você passa, então, a não ser mais escolhido pelos fatos da vida e, sim, a escolher o que é melhor para si. Passa, então, a realizar o seu projeto de vida!

Sua vida não depende do que as outras pensam a seu respeito, ela depende unicamente de você. Você não precisa ser especial ou melhor que os outros, precisa ser um ser em união com o todo.

O equilíbrio de energias feito com a Mesa Radiônica com a eliminação de bloqueios que impedem que a sua vida ande irão lhe ajudar a identificar a origem de sua não aceitação pessoal.

Após o equilíbrio, feita a descoberta e afirmação de seu poder pessoal, você descobrirá o bem em todas as situações, quer as considere boas ou más, certas ou erradas. Perceberá que é muito mais tranquilo seguir o fluxo da vida, aceitará de coração a vida que tem hoje e, quando a aceitação acontece, a transmutação vem junto de acordo com os seus desejos internos mais verdadeiros. Isto significa também harmonia com o seu ritmo interior.

Nesse ponto de equilíbrio de vida, você passará a ter um contato direto com a mente Supra Consciente e todas as suas manifestações de vida serão motivadas e guiadas pelo princípio Divino que há dentro de você.

O relacionamento com os outros representa um dos maiores desafios, porque é só na relação com os outros que os problemas não resolvidos, que ainda estão no subconsciente individual, são tocados e ativados. Muitas pessoas por não se aceitarem e acreditarem que o problema está sempre com os outros, afastam-se da interação com os outros, e com isso conseguem manter sempre a ilusão de que os problemas são sempre causados pelo outros.

Quanto menor for o contato com os outros, mais o sentimento de frustração e solidão se desenvolve em você.
Cuide de seu equilíbrio pessoal e se aceite pelo ser maravilhoso que é e pela enorme diferença que pode fazer na vida das pessoas.

Há alguns dias, atendi um rapaz que tinha sérias dificuldades de relacionamento, incluindo a parte profissional. Sentia-se sempre inferior às demais pessoas e não se lançava a desafios pessoais onde tivesse que concorrer com outras pessoas. Porém, sua carreira na área do direito exigia isso. Havia se formado em primeiro lugar na faculdade, o que não era nenhuma surpresa para mim. Quando se fechava em sua solidão e dava o melhor de si o resultado vinha, mas, no todo, essa situação se complicava.

Fiz, então, toda sua verificação energética e equilíbrio de frequências. Iniciei a seguir a verificação dos possíveis bloqueios que pudessem estar interferindo nesta sua interação com os outros.

Descobri, assim, um grande bloqueio energético desenvolvido após o nascimento de sua irmã. As atenções haviam sido totalmente voltadas para a irmã que tinha sérios problemas de saúde. Em decorrência disso, passou a se sentir rejeitado e abandonado pela família.

Tratamos energeticamente do tal bloqueio eliminando-o e mostrei a ele que tal situação de rejeição, na sua maneira de ver, poderia ser considerada como a força propulsora de seu sucesso. Pois ela um dia lhe dera a garra de estudar e se mostrar um ser melhor que todos.

A prova da OAB que vinha se submetendo há 3 anos, sem sucesso, já fora ultrapassada com louvor na primeira fase. No próximo dia 04/12 será a segunda fase e tenho absoluta certeza do sucesso dele que a partir de agora se aceita e reconhece seu poder pessoal.

:: Maria Isabel Carapinha ::

Cérebro Quântico



Cérebro Quântico


Quando recentemente o Dalai Lama esteve nos visitando, divinamente pregou a prática da meditação como cura para diversos estados de mal-estar da existência, bem como uma via para a transcendência. Ensinou-nos que o estado meditativo mediante a prática intensa tende a promover estado mental e de alma diferenciados. Como resultados obtidos, visão de mundo, de realidade, de si mesmo e de status espiritual alcança qualidade positiva de consciência bastante singular. E, por fim, começo de tudo, felicidade e tranqüilidade inatas estabelecem-se no agora absoluto dos praticantes.

Observando estes preceitos, tive a grata surpresa de me encantar com as observações de um neurocientista (infelizmente não me recordo o nome) que ouviu o Dalai Lama. Este conclui que o estado cerebral "meditativo" obtido por intenso treino ensina e doutrina o cérebro no melhor sentido, a funcionar em determinados padrões de ondas mentais. Estado este, também pesquisado no ocidente e utilizado, por exemplo, para determinar rebaixamento de pressão arterial e em programas de feedback visando promoção de saúde nas mais diversas áreas.

Outra pesquisa interessante é que este mesmo estado de ondas e conexões cerebrais podem ser alcançadas quando rezamos e mesmo quando estamos em contato com algo que nos leva a sentimentos de religiosidade. O estado de espírito propício para estas vivências podem advir desta situação cerebral. Como conseqüência deste tipo de experiência positiva, o bem-estar mental alcançado pela oração pode levar o indivíduo a se programar rezar todas as manhãs promovendo alteração em suas conexões cerebrais. A qualificação que damos a este estado cerebral alcançado é pessoal, neste caso, vai pelo assunto religiosidade.

O fato explanado pelo neurocientista é de que nosso cérebro, nossas mentes são obedientes aos nossos mandatos e treinos. Se nos treinamos neste estado cerebral meditativo, para o oriente, ou de relaxamento, para o ocidente, nossa atividade neuronal se direcionará para o padrão de resposta e sensações repetidamente desenvolvidos para determinado objetivo proposto.

Consciência, foco, determinação e ritmo são regras básicas para nos constituirmos em tudo que intencionarmos. O estado meditativo é apenas um exemplo de como isso pode ocorrer com maestria. Podemos efetivamente mudar padrões em todas as áreas das nossas vidas. Basta exercitar a fórmula "mágica" de repetição, foco e consciência no que se faz, inclusive, para sairmos do piloto automático de e deixarmos definitivamente de sermos robôs de nós mesmos, resultados passivos de uma história de vida que nos molda e que nos moldou muitas vezes à nossa revelia.

Tive um paciente de 25 anos, que por conta de sua história de vida, toda vez que tinha que se levantar para trabalhar, acabava perdendo a hora e dormindo. Resistia em se tornar adulto. Para ele, a transição mostrava-se penosa. Embora o seu Eu adulto quisesse trabalhar, sua Criança interior resistia em se acoplar a sua totalidade dando-lhe criatividade e impulso de vida. O problema é que a repetição do sono pela manhã envolveu seu cérebro num padrão repetitivo de letargia.

Você deve estar se questionando o que fizemos para mudar este padrão cerebral. Instalamos nele um novo padrão reflexivo, que penso ser algo semelhante, se não igual, ao estado meditativo cultuado pelo oriente. O cérebro dele passou a funcionar no circuito EMDR de cura emocional.

De acordo com a teoria acima, entendo que o cérebro de quem constantemente faz EMDR se treina neste estado ágil de reflexão e de solução de conflitos. Se não resolve por si ao longo do dia, faz as conexões para que a sessão terapêutica seja altamente eficaz e rápida. Com a prática, as conexões cerebrais mudam o foco para desenvolvimento e aprimoramento de si e auto-superação.

O estado mental da meditação, relaxamento, religiosidade é o mesmo, mas a crença e foco que colocamos nele é o que faz a diferença nos objetivos conquistados. Se atribuirmos um valor religioso para este estado, está tudo certo, se atribuirmos a intenção de baixar a pressão, funcionará também e se focarmos na cura emocional, o cérebro também estará apto ininterruptamente para este estado de desenvolvimento.
E você? Já parou para perceber se está na repetição de situações indesejáveis? Se, sim, fará algo respeito? Agora você já tem o conhecimento de que tudo pode mudar e você tem opção, pode escolher.

:: Silvia Malamud ::

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

DICAS DE USO DO MEL PURO OU MISTURADO A CANELA OU A BABOSA "ALOÉ VERA"


DICAS DE USO DO MEL PURO OU MISTURADO A CANELA OU A BABOSA "ALOÉ VERA"

Conforme pudemos constatar em nossa matéria sobre o mel, trata-se de um alimento que não se estraga, rico em vitaminas, além de um antibiótico natural com inúmeras propriedades nutricionais e terapêuticas. Observar que o mel puro açucara, em virtude da separação da frutose e da glicose, para retornar ao aspecto normal basta colocar em banho maria. Quanto mais escuro o mel mais teor possui de sais minerais.
Incluímos nessa matéria não somente às dicas de uso do mel puro, mais também misturado a canela, a babosa, (“aloé vera”), e também uma receita caseira com cebola e alho, esses componentes adicionais contribuem para transformar o mel em um remédio superpoderoso, por agregar propriedades medicinais e terapêuticas de grande valor, consulte em nosso site matérias específicas sobre o alho, a cebola, a canela e a babosa.

Uso do mel puro

A recomendação de especialistas é o uso de uma colher de sopa ao dia, e também como substituto do açúcar em chás, frutas, vitaminas, e outros. Observando regularmente esse procedimento você estará usufruindo todos os benefícios do mel como alimento e remédio natural, importante não esquecer que o mel não deve ser tomado por crianças com idade inferior a três anos, devido o perigo da doença do botulismo infantil, sendo contra indicado também para diabéticos. Maior detalhe leia na íntegra nossa matéria sobre o mel.

Uso do mel com cebola e alho
Receita Caseira “Desentope Veias” (resultados confirmados)
Ingredientes: 5 cabeças de alho roxo - tamanho médio
3 cebolas médias – roxa
500ml de mel puro
Modo de fazer: Descascar o alho e a cebola. Cortar a cebola em rodelas. Colocar tudo no liquidificador bater bem.
Dividir em pequenos vidros de boca larga para facilitar o manuseio. Mexa toda vez que usar.
Dose: 1colher de chá três vezes ao dia antes das refeições
Indicações: desentope as veias, gripe, resfriado, varizes, ponte de safena, e tudo o que se refere ao aparelho circulatório.

Uso do mel com canela
A canela adicionada ao mel cura a maior parte das doenças e transforma-se num poderoso remédio como veremos a seguir:
1) Pegue a canela em pó adicione o mel forme uma pasta homogênea, use-a no pão em substituição à manteiga ou a geléia, seu uso regular desentope as artérias, reduzindo o colesterol evita ataque cardíaco e problemas coronários, melhora a respiração e fortalece as batidas do coração.
2) Para combater a artrite tomar diariamente, pela manhã e a noite uma xícara de água quente com duas colheres de mel e uma colher de chá de pó de canela.
3) Para o colesterol use uma colher de sopa de mel e três colheres de chá de canela adicionadas ao chá de sua preferência.
4) Infecções da bexiga: Tome dissolvido em um copo, com água morna uma colher de chá de mel adicionada de duas colheres de sopa de pó de canela.
5) Mordeduras de insetos: Faça uma pasta com duas partes de água morna, mais uma colher de chá de canela em pó, massageie o local picado lentamente e a dor cederá.
6) Sistema imunológico: Com o uso freqüente do mel com a canela o organismo torna-se mais resistente sendo imunizado contra uma série de doenças virais.
7) Calvície: Aplicar sobre o cabelo uma pasta feita com uma colher de sopa de mel, uma colher de chá de canela e azeite quente, aguardar de 5 a 10 minutos e lavar o cabelo normalmente.
8) Dor de dentes: Três vezes ao dia, aplicar sobre o dente dolorido uma pasta feita com uma colher de chá de pó de canela e cinco colheres de chá de mel.
9) Resfriados: Deve-se tomar durante três dias uma colher de sopa com mel morno com uma colher de sopa de pó de canela, cura também a tosse crônica.
10) Distúrbios estomacais: Como gases, flatulência, digestão difícil, gastrites e úlceras, deve ser tomados o mel com o pó de canela, na proporção de uma colher de sopa de cada componente adicionado e diluído em meio copo de água, após as refeições exceto nos casos de digestão difícil que deve ser tomado antes.
11) Receita de longevidade: Misture quatro colheres de sopa de mel com uma colher de sopa de pó de canela, adicione três xícaras de água quente e aguarde até formar o chá, beba durante o dia dividindo em quatro partes iguais. Esse chá deixa a pele com maior frescor e suavidade ao mesmo tempo em que lhe dará mais energia para as atribuições rotineiras, tornando-o (a) mais saudável e com maior disposição em todos os aspectos da vida. Seu uso constante e rotineiro elimina totalmente a fadiga proveniente do envelhecimento e revigora o organismo de uma forma geral.
12) Câncer: Como preventivo e também curativo tomar diariamente três vezes ao dia a pasta de mel composta por uma colher de sopa de mel e uma colher de chá do pó da canela. Seu uso deve ser contínuo após trinta dias já se verá os efeitos benéficos.
O mel com a canela atuam em todo o organismo curando ainda inúmeras patologias aqui não mencionadas, mas com a freqüência do uso, certamente agirá na sua vida de maneira abrangente.

Uso do mel com a babosa (Aloé Vera)
Uma verdadeira maravilha da natureza a planta aloé conhecida entre nós brasileiros como babosa, tem sua ação benéfica no organismo como um todo, considerada como um suplemento alimentar, reforça o sistema imunológico, age como preventivo e regenerador de inúmeras doenças, atua com sucesso na eliminação do cansaço crônico, depressão, desintoxicação geral do organismo, afecções do fígado, doenças estomacais, hipertensão, impotência sexual, insônia, memória fraca, próstata, queimaduras, estresse, úlceras, herpes, cancro e inúmeras outras patologias.
Receita universal da babosa com o mel
Colher três folhas de babosa grandes (aloé vera) logo ao amanhecer, lave-as bem e retire as pontas espinhosas das laterais, corte em pedaços e bata no liquidificador, com ½ litro de mel puro e uma colher de sopa de aguardente ou algum outro destilado, coar, guardar em vidro esterilizado e bem fechado. Tanto o mel como o destilado serve para liberar os princípios ativos da planta. Tomar três colheres de sopa ao dia.

BENEFÍCIOS DO MEL COM CANELA


DICAS DE SAÚDE

RESSALVA

Não sou médica e, mesmo se fosse, não poderia dar uma resposta sem fazer uma consulta pessoal.
Sugiro ainda que não aceitem consultas virtuais.

BENEFÍCIOS DO MEL COM CANELA

É sabido que aquela mistura de mel e canela cura a maior parte de doenças. O mel é produzido em quase todos os países do mundo. A ciência afirma que embora o mel seja doce, se ingerido na dosagem certa, a título medicinal, ele não prejudica pacientes diabéticos. A revista canadense "Notícias Mundiais Semanais" publica uma lista de doenças que podem ser curadas com Mel e Canela, segundo cientistas ocidentais.

USE REGULARMENTE NO CAFÉ DA MANHÃ



1) DOENÇAS DE CORAÇÃO:

Faça uma pasta de mel e pó de canela e aplique-a no pão, em vez de geléia, usando-a regularmente no café da manhã. Essa mistura reduz o colesterol nas artérias e evita o ataque cardíaco ou sua repetição.

O uso regular dessa pasta também alivia a perda da respiração e fortalece as batidas do coração. Na América e no Canadá, várias casas de assistência a idosos utilizam o método para proteção aos pacientes, notando-se que a canela revitaliza artérias e veias.

2) ARTRITE:

Os pacientes de artrite podem tomar diariamente, de manhã e à noite, uma xícara de água quente com duas colheres de mel e uma colher de chá de pó de canela. Se tomado regularmente, até a artrite crônica pode ser curada.

Em uma pesquisa recente, conduzida na Universidade de Copenhague, quando os doutores trataram os seus pacientes com uma mistura de uma de colher de sopa de mel e meia colher de chá de pó de canela, antes do café da manhã durante uma semana, das 200 pessoas selecionadas praticamente 73 obtiveram alívio total da dor, e em um mês a maior parte dos pacientes, que não podia andar ou se movimentar devido à artrite, voltou a se movimentar sem sentir dor.

4) COLESTEROL:

Duas colheres de sopa de mel e três colheres de chá de canela, misturadas a meio copo de chá, são capazes de reduzir em 10% o nível de colesterol no sangue dentro de 2 horas. Como mencionado para pacientes artríticos, se tomado 3 vezes ao dia, ajuda a curar o colesterol crônico. Além disso, mel puro tomado com comida diariamente alivia reclamações de colesterol.

4) INFECÇÕES DE BEXIGA:

Tome duas colheres de sopa de pó de canela e uma colher de chá de mel dissolvidas em um copo de água morna.
A mistura destrói os germes na bexiga.

4) SISTEMA IMUNE:

O uso de mel e pó de canela diariamente fortalece a imunização de nosso sistema protegendo o corpo de bactérias e ataques virais.

Os cientistas provaram que o mel tem várias vitaminas e grande concentração de ferro.
O uso constante do mel fortalece os corpúsculos de sangue brancos para lutar contra bactérias e doenças virais.

MORDIDAS DE INSETO:

Misture uma parte de mel a duas partes de água morna e acrescente uma colher de chá de pó de canela, fazendo uma pasta. Massageie o local picado, lentamente, e a dor cederá dentro de um ou dois minutos.

PERDA DE CABELO:

Os que têm problemas de perda de cabelo, ou calvície, podem aplicar uma pasta feita com azeite quente, uma colher de sopa de mel e uma colher de chá de pó de canela antes do banho. Aguardar de 5 a 10 minutos e lavar o cabelo normalmente.

DOR DE DENTES:

Faça uma pasta de uma colher de chá de pó de canela e cinco colheres de chá de mel e aplique no dente dolorido. A aplicação pode ser feita 3 vezes por dia.

CALAFRIOS: (Resfriado)

Os que sofrem de calafrios, comuns ou severos, devem tomar diariamente uma colher de sopa de mel morno com ¼ de colher de pó de canela durante 3 dias.
Este processo cura tosse crônica, o frio e compensará os seios.

ESTÔMAGO DE POMBO:

O Mel tomado com o pó de canela alivia dores de úlceras de estômago. Tomar duas vezes ao dia, após as principais refeições.

GASES:

Segundo estudos feitos na Índia e no Japão, o estômago ficará aliviado de gases, se o mel for tomado com o pó de canela, duas vezes ao dia, após as principais refeições.

INDIGESTÃO:

O pó de canela, salpicado em duas colheres de sopa de mel e ingerido antes da comida, alivia a acidez e ajuda na digestão de refeições pesadas..

INFLUENZA:

Um cientista na Espanha comprovou que o mel contém o ingrediente natural que mata os germes da"influenza" e protege o paciente contra seu ataque.

LONGEVIDADE:

Chá feito com mel e pó de canela, quando tomado regularmente, detém as devastações da idade. Ferva 4 colheres do mel, 1 colher de pó de canela e 3 xícaras de água, para fazer um chá. Beba ¼ de xícara 3 a 4 vezes por dia. Serve para manter a pele fresca e suave além de permitir maior longevidade, fazendo com que você execute pequenas tarefas com muito mais facilidade.

BORBULHAS OU PÊLOS ENCRAVADOS:

Fazer uma pasta com três colheres de sopa de mel e uma colher de chá de canela em pó. Aplique-a nos pêlos encravados, antes de dormir, e lave-as na manhã seguinte com água morna. Se feito diariamente durante duas semanas, ela retira as borbulhas da raiz.

INFECÇÕES DE PELE:

Aplicação de mel e pó de canela, em partes iguais sobre as partes afetadas, curam eczema, tinha e todos os tipos de infecções de pele. Usar após o banho, sobre a região bem limpa.

CÂNCER/CANCRO:

Pesquisa recente no Japão e Austrália revelou que tanto o câncer do estômago como o de ossos foram curados com sucesso. Os pacientes que sofrem dessas espécies de câncer devem tomar diariamente aquela colher de sopa de mel com uma colher de chá de pó de canela, durante um mês, 3 vezes por dia.

FADIGA:

Os estudos recentes mostraram que o conteúdo de açúcar do mel é mais útil que nocivo à força do corpo. As pessoas idosas que recebem o mel e o poder da canela em partes iguais são mais vigilantes e flexíveis. Doutor Milton, o responsável pela pesquisa, afirma que aquele copo de água tomado com meia colher de sopa de mel salpicada com pó de canela, diariamente ao levantar e à tarde, aproximadamente às 15h, quando a vitalidade do corpo começa a diminuir, revigora a vitalidade do corpo dentro de uma semana.

MAU HÁLITO:

A primeira coisa a fazer pela manhã é um gargarejo com uma colher de chá de mel e pó de canela.
Modo de fazer: misture o pó de canela em água quente, e depois coloque o mel.
Assim a respiração se mantém fresca por todo o dia.

PERDA DE AUDIÇÃO:

Fazer uso diário de mel e pó de canela, tomado em partes iguais, melhora a audição.

IMPORTANTE:

Sem efeitos colaterais conhecidos, você só não pode usar o mel e a canela se realmente for alérgico aos produtos. Porém, alerto as gestantes que antes de tomar qualquer chá ou medicamento deve consultar o seu médico.
Antes de usar qualquer tratamento, procure conversar com o seu médico.

O Site velhosmigos ressalta que as Dicas de Saúde, enviadas por nossos colaboradores, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas".
Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.
Lou Micaldas

Fonte: www.parqueipe.com.br
Autor: Wilson Dias

Sinto muito, mas você está só nesse mundo


Sinto muito, mas você está só nesse mundo


Eu sei bem, essa afirmação é um tanto quanto forte. Na verdade, a grande maioria das pessoas nunca tenha atinado para essa realidade. Vivemos despreocupadamente e nunca procuramos pensar em nossa existência por uma ótica diferente, daquilo que está em nosso inconsciente coletivo.

Outro dia, observando uma formiga em cima da minha mesa, na sala de jantar, pude ver que quando aquele inofensivo inseto chegava à borda da mesa, rapidamente retornava e permanecia em círculos em volta da mesa, sem arriscar-se a outro caminho.
Tal fato pode ser indiferente para os céticos que acham que o mundo gira em torno do seu umbigo, mas se observarmos pelo prisma da formiga, além da mesa, existe um mundo desconhecido a ser desbravado, mas falta coragem a ela para tal, então, a mesa é um mundo seguro e conhecido.

Assim somos nós, arriscar, desbravar, conhecer o desconhecido é para os chamados radicais, aqueles que enfrentam desafios e rompem barreiras do insólito e do desconhecido. Preferimos a nossa zona de conforto e o nosso confortável sofá da sala. Recusamo-nos a tentar ser feliz e a conhecer a vida intensamente com todas as possibilidades que ela nos oferece.

Se possuíssemos uma consciência maior do que seja o universo, saberíamos que existem muito mais vida em dimensões que desconhecemos e que obviamente existem seres anos luz mais desenvolvidos que nós meros terrestres, afoitos e mesquinhos preocupados com a pequenez própria de seres subdesenvolvidos que somos.

Ocorre que, quando viemos fazer parte desse todo, na grande nave Terra, aqui chegamos sozinhos, apesar de às vezes em uma família com todo o carinho e amor a nós dedicado. Quando formos chamados de volta para outra dimensão ou morada, também iremos sozinhos, queiramos ou não, chegaremos e partiremos sozinhos e disso não tenham a menor dúvida.

Nossa passagem por aqui é de aprendizado e assim será até o dia que partirmos na posição de aprendizes. Portanto, meus queridos, baixem a bola, aqui vocês são só aprendizes e nada mais que isso.
Desistam de achar que são melhores, que são superiores, pelo fato de terem recursos financeiros, uma escola de primeira linha, ou uma educação inglesa.
As pessoas que vocês agregam em suas vidas, também aqui estão para aprender. Seus amores, amigos, colegas, interlocutores do seu dia-a-dia, no trabalho, na faculdade, na igreja, no futebol, na família são aprendizes que tanto podem aprender consigo, na convivência ou terão que aprender no círculo que criam durante a sua existência por aqui, por isso família é o grande centro de discussões e adversidades.

Somos indivíduos e fazemos parte de um todo, mas estamos aqui sozinhos, na descoberta através de carmas e experiências vividas em outras oportunidades passadas que chamamos vidas passadas. Para isso aqui estamos, para isso aqui vivemos. E tenham a certeza que todos esses valores que tanto damos importância nessa existência nada contarão no momento da partida.

Mais uma vez estaremos sozinhos. Mais uma vez estaremos sem nosso relógio de ouro, nosso carro luxuoso do ano, nossos ternos italianos, nossas gravatas de seda e nossos suntuosos apartamentos.

Estaremos novamente a sós e iremos ser recebidos na grande fila, a sós, e seremos colocados em frente ao olho que tudo vê e de nada adiantará o acúmulo material. O que irá valer e pesar para a nota final será o que você, como indivíduo e aprendiz, contribuiu para o todo desse imenso universo.

Pense nisso...

por Nelson Sganzerla - nelsonsganzerla@terra.com.br

A Expansão da Luz



A Expansão da Luz

Muitas formas de energia já foram estudadas pela ciência ao longo do tempo e estão sendo manipuladas, de forma positiva, ou não. Parece-me que mais uma fronteira precisa ser desvendada e que só agora, quando muitos já atingiram um desenvolvimento moral compatível com este poder enorme de que vamos falar, é que a energia da nossa mente vai sendo mais estudada e divulgada. Estamos pensando sempre, mesmo que não prestemos atenção a tudo que nos chega e a tudo que geramos em nossas mentes - e o poder desta energia toda pela qual somos responsáveis é enorme! Como focos desta vibração, tudo que emitimos cria, ou destrói. A outros e a nós mesmos.

O que já foi criado e existe fisicamente, antes foi pensado por alguém ou por várias pessoas. A mente tem uma força extraordinária de pacificar, violentar, serenar, equilibrar ou desequilibrar os ambientes. O que se materializa em torno de nós é fruto desta energia que não pode ser vista, nem pesada, mas que pode ser sentida por aqueles que já aguçaram os seus sentidos e acreditam que são muito mais do que o corpo que usam para se expressar neste plano de vida.
Os ambientes refletem sempre a energia que os criou. Assim, quando a bagunça impera, ela não está ali por mero acaso, mas como reflexo de uma realidade poderosa, oculta, que dessa forma está se exteriorizando.
A violência, as crises que sacodem o nosso planeta são indícios fortes e claros de que existem muitas pessoas em desequilíbrio, encarnadas neste momento e que precisam da ajuda daqueles que já compreendem a raiz dos problemas e que podem neutralizá-los, vibrando o Amor, o perdão, unindo-se ao Eu divino que todos possuem em si mesmos.

Sem qualquer dúvida, precisamos amar sempre mais! Amando, estaremos protegidos da desarmonia reinante e seremos propagadores de uma energia de paz que é mais poderosa do que podemos imaginar, pois foi Ela que nos criou - dela viemos e para ela estamos indo...
Qual nossa missão, neste momento?
Amar. Pensar o Bem e evitar o mal que pode ser expresso em palavras e atitudes. Com a consciência que já conquistamos, somos centelhas da Luz Maior; assim, precisamos nos ver e acima de tudo, é necessário que usemos bem o nosso tempo, procurando viver de forma coerente com o que já sabemos ser verdade.
Não há mais o que esperar, pois o tempo já nos mostra que está correndo... Mas o pensamento é mais rápido do que tudo nesta vida e usando nossa mente podemos ajudar a iluminar os locais mais tensos, podemos visualizar um horizonte harmonioso e evitar o reforço ao desequilíbrio que certamente está insistentemente querendo ser visto - através de todos os meios de comunicação. Não dá para negar a realidade sombria, mas há como trabalhar para diminuir a sombra e levar mais Luz às consciências.

Estamos sendo convocados para trabalharmos neste movimento, num instante muito importante para a humanidade! Jesus é o nosso Mestre, já nos traçou o caminho e com seu exemplo nos mostrou quais são as nossas ferramentas de trabalho: a mansuetude, a firmeza, a união com o divino, a fé e a esperança, o amor e o perdão.
Não sabemos por quanto tempo ainda esta escuridão irá pairar sobre nosso planeta, mas será atenuada se cada um de nós se negar a manter pensamentos negativos na mente. Se deixarmos brilhar, através do sorriso de nossos lábios e olhos, a luz que já existe em nosso interior. Se pararmos de falar do que é triste, doloroso e começarmos a levar sempre uma palavra de ânimo a quem chegar a nossos caminhos.

Viver no Amor é se proteger. É estar no paraíso - mesmo em meio a tantos desacertos. Estamos na era do emprego consciente da energia mental e precisamos usá-la a serviço do Bem, pois só assim nos sentiremos felizes.
Uma doce e silenciosa expansão da Luz está acontecendo e é necessário que cada um se posicione claramente, vivendo de acordo com o Amor que é, e exteriorizando o que tem de mais verdadeiro. Assim, mais cedo muito sofrimento será evitado.

por Maria Cristina Tanajura - tinatanajura@terra.com.br