terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Suposta aparição de Nossa Senhora atrai 1,5 mil em comunidade espiritual


Suposta aparição de Nossa Senhora atrai 1,5 mil em comunidade espiritual

Grupo afirma ver e ouvir santa. Pessoas de várias partes do país estiveram no local.

26/01/2012 - 14:54


Uma suposta aparição de Nossa Senhora na Comunidade da Figueira, em Carmo da Cachoeira, no Sul de Minas, tem atraído pessoas de várias partes do país. Quem afirma enxergar a santa é uma comunidade mística que apesar de acreditar em preceitos cristãos, não é ligada diretamente a nenhuma religião. Cerca de 1,5 mil pessoas acompanharam a cerimônia em que a santa teria aparecido na noite de quarta-feira (25).

Tudo acontece no "Morro do Cristal", dentro da Comunidade da Figueira, a 14 quilômetros da cidade. Segundo o fundador do grupo, que já escreveu mais de 70 livros sobre filosofia espiritualista, o local é um centro espiritual. "Ultimamente temos tido essas aparições de Maria, Mãe de Jesus e isso tem sido importante para todos nós, porque acontece uma grande abertura espiritual e muita união", diz José Trigueirinho Neto.

Quem o grupo afirma receber as mensagens de Nossa Senhora é o Frei Elias, da Ordem Graça Misericórdia, que tem representantes em várias partes do mundo. É ele quem vê e ouve a santa. Os participantes dizem que a ordem não é uma religião e nem uma seita, mas um grupo espiritual que preza por valores como a união e a paz. "Não é só aqui, está aparecendo na Europa e em algumas outras nações da América", diz Madre Shimani, uma das representantes do grupo.

Segundo o frei que recebe as mensagens, as aparições começaram em uma comunidade da ordem em Salto, no Uruguai, em 2007. Ele afirma que a comunicação entre ele e a "Mãe Universal", como é chamada por eles, ficou mais frequente, até que ela pediu para que os encontros se tornassem públicos. Ela também teria dito que apareceria na comunidade de Carmo da Cachoeira. As mensagens de Nossa Senhora seriam principalmente sobre paz e oração para que a humanidade se prepare para as mudanças no mundo.

A cerimônia da noite de quarta-feira foi acompanhada por uma equipe de reportagem da EPTV. Por volta de 19h30, as orações se intensificaram com velas acesas e os peregrinos rezaram à espera do momento da manifestação. A partir deste momento, as câmeras tiveram que ser desligadas e a gravação das imagens ficou por conta apenas da organização. Por volta de 20h40, os religiosos do grupo saíram do local de costume e foram próximo a uma árvore. Lá, Frei Elias, que teria visto a santa, falou tudo o que ouviu de Maria.

A mensagem durou cerca de meia hora. O silêncio foi total e só se ouvia a voz de Frei Elias. Depois começaram os cantos. Quem esteve presente não escondeu a emoção do momento de fé. "Eu senti uma presença muito forte que eu não sei explicar. Um momento em que você sente muita paz", diz o administrador de empresas Felipe Resende. "Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que não precisam ver. Está aqui dentro no coração", diz o psicanalista Mateus Andrade.

Uma nova suposta aparição de Nossa Senhora é esperada no Morro do Cristal na noite desta quinta-feira (26). A estimativa é de que cerca de 1,5 mil pessoas estejam na cidade para acompanhar a cerimônia. Um outro evento como este foi marcado no dia 25 de fevereiro,também em Carmo da Cachoeira.

Maria se manifesta em Figueira


Carmo da Cachoeira. Maria, a mãe de Jesus, não desistiu de seus filhos e, assim como fez em Lourdes (França), Fátima (Portugal) e Medjugorje (Bósnia), manifestou-se nos centros espirituais de Aurora (em Salto, no Uruguai) e de Mirna Jad (comunidade de Figueira, em Carmo da Cachoeira, no Sul de Minas Gerais).

Foram 13 dias de aparições no Uruguai e 17 em Figueira. No domingo passado, aconteceu a última aparição da Mãe Universal ou Mainhdra (nome cósmico da Virgem) na comunidade de Figueira, mas, a partir de novembro, Ela continuará enviando as suas mensagens nos dois centros espirituais até o próximo ano (veja as datas abaixo).

Em Figueira, a Mãe Divina se manifesta através do frei Elias, um jovem uruguaio que tem o dom de ver e ouvir telepaticamente as mensagens da Virgem. Ele conta com a ajuda da madre Shimani, também uruguaia, e do frei Artur, que vive na comunidade espiritual de Figueira, criada em 1987 por José Trigueirinho Netto, filósofo, espiritualista, escritor e autor de 77 livros com quase dois milhões de exemplares publicados.

“Estamos vivendo uma emergência planetária. Esse trabalho começou de forma reservada, mas foi a própria Mãe quem nos pediu que transmitíssemos suas mensagens para um maior número de pessoas. É preciso muito cuidado na divulgação desses eventos para evitar sensacionalismo. Para nós esse processo é sagrado”, explica madre Shimani.

Segundo ela, as hierarquias celestes se manifestam em outros planos de consciência e não precisam incorporar para ativar em algumas pessoas percepções internas e externas. Por isso, algumas pessoas conseguem ver Maria e outras apenas a escutam ou a sentem no coração.

Madre Shimani lembra que o primeiro contato com Maria aconteceu no dia 8 de agosto de 2007. “Ela nos pediu que procurássemos por Figueira e Trigueirinho, que têm um trabalho ecumênico, para essa tarefa de repassar suas mensagens para todos os seus filhos, sem exceção, independentemente de religião, credo, raça e cultura”.

A madre informa que Maria está preocupada e tem dito que tem se manifestado também em outros lugares e cada vez mais até cumprir essa tarefa de resgatar as almas, não só as encarnadas, mas também as desencarnadas. “Estamos vivendo uma situação planetária única que vai gerar eventos nos planos físico, mental e espiritual. Se as pessoas não se ligarem a Deus, não vão poder sustentar esse momento. Estamos falando do começo da transição planetária, uma purificação para que a humanidade entre em outro ciclo”, explica.

Na prática, isso significa que “o juízo já começou”. “Estamos em pleno apocalipse, mas isso não quer dizer que o mundo vai acabar, mas a humanidade precisa simbolicamente passar do nível primário para o secundário. Precisamos ter o conhecimento de que só se vive o amor e a fraternidade através do contato com Deus”, ressalta frei Artur.

Para os sensitivos que têm recebido as mensagens da Virgem, através do contato com a Mãe Universal a humanidade poderá se religar com o universo espiritual e conhecer o verdadeiro amor, que não é deste mundo. “Maria nos pede que oremos muito, porque, através da oração, a mente pode se aquietar e teremos paz profunda para nos unirmos a Ela nos planos internos”, ressalta frei Artur.

Maria tem se utilizado de diferentes manifestações para expressar determinadas mensagens. Às vezes, como em Medjugorje, aparece vestida de rosa e manto celeste para simbolizar a paz – o manto verde sinaliza a cura profunda. Ela se autodenomina de várias formas: Rainha da Paz, Madre de La Divina Misericórdia, Madre de La Divina Concepción de la Trindade. Nas aparições em Aurora e Figueira, ela se manifesta como Rainha da Paz e Mãe da Paz, em uma esfera de luz colorida.

“A Virgem que está se manifestando aqui é a mesma que apareceu em Lourdes, Fátima e Medjugorje”, comenta Trigueirinho.

Maria, em suas aparições, “nos chama a formar grupos de oração para equilibrarmos o que está sucedendo com o planeta e o que pode vir a acontecer”. “O planeta está prestes a colapsar e necessitamos que mais consciências entendam a importância do amor, do perdão e da redenção”, ressalta Trigueirinho.

Agenda: As manifestações da Virgem em Figueira vão acontecer no dia 25 de cada mês a partir de novembro e vão até 8 de julho de 2012. Em Aurora, nos dias 12 e 13 de cada mês a partir de novembro e terminam em 8 de agosto de 2012. Inf: (35) 3225-3102.

http://www.otempo.com.br/otempo/acervo/?IdEdicao=2171&IdNoticia=183430

Publicado Mauro Sfair

Aparições da Mãe Universal em Figueira (Carmo da Cachoeirra - MG)


As aparições da Mãe Universal em Figueira (Carmo da Cachoeirra - MG)

Irmãos,

Repasso esta INFORMAÇÃO que me foi enviada, com as atualizações sobre as aparições de Mainhdra ( A Virgem Maria mãe de Jesus ) que estão acorrendo em Figueira, (Carmo da Cachoeira, sul de Minas Gerais). Como ela mesmo pediu, estas mensagens devem chegar a todos, independente da Religião que possamos pertencer pois, como ela sempre nos ensina, a Verdade é Universal, Divina, e não pertence a só um grupo (Religião) em especial.
Vivemos tempos especiais, onde ajudas e Graças Divinas podem nos alcançar a qualquer momento e nos redimir para sempre !!

Amor, Paz, Luz, Alegria e Harmonia no Coração de todos os Seres !!!
Postado por Sonia Brilha em 19 setembro 2011 às 19:23 em Anjo de Luz




Não sei se já é do conhecimento de todos, mas iniciou-se em Figueira um ciclo de manifestações de Mainhdra (nome cósmico da Virgem Maria, Nossa Senhora, Mãe da Divina Misericordia...).

As manifestações iniciaram-se em Aurora (Salto, Uruguai) e, neste momento, começam a ocorrer, também, em Mirna Jad (Carmo da Cachoeira, Brasil).

Em Aurora (Casa Redención), as manifestação iniciaram-se em 18/08/2011 e foram até 02/09/2011, em um ritmo de até 3 manifestações diárias. Ali já havia ocorrido uma manifestação inicial em agosto de 2007, onde algumas mensagens e profecias formam repassadas por Ela.

Em Mirna Jad (Figueira), tudo começou no dia 09/09/2011 (durante o Encontro Geral) e irá até o dia 25/09/2011, ou seja, ainda está ocorrendo em um ritmo de 2 manifestações diárias de forma alternada.

Está transmitindo muitas mensagens. Algumas simbólicas e outras bem objetivas. Pediu que fosse escrito um livro com todas as mensagens que transmitiu em Aurora e está transmitindo em Mirna Jad neste momento.

O vidente é um rapaz, bastante jovem, do Uruguai (Frei Elias), da Ordem Graça Misericórdia, fundada em Figueira.

A energia é muito forte e tudo é muito parecido com as manifestações em Fátima, Lourdes e Medjugorje. Ela disse que é a mesma destas aparições anteriores. Em cada manifestação se apresenta com uma veste diferente e se autodenomina, também, de várias formas: Rainha da Paz, Madre de La Divina Misericordia, Madre de La Santíssima Trindade, Madre de La Divina Concepción e outros 70 nomes diferentes.

Pela descrição de Frei Elias, Ela sempre vem acompanhada de anjos e, muitas vezes, manifestaram-se outros Grandes Seres: Jesus (Samana), Moisés, Abraão, José, Padre Pio (Murielh), Arcanjo Gabriel, Arcanjo Miguel e outros.

Mainhdra está se manifestando no Morro do Cristal (dentro de Figueira), até o dia 25/09 (domingo), segundo o seguinte calendário (que anunciou ao longo de Suas manifestações):

09/09 - 10h (1ª manifestação)
10/09 - 20h
11/09 - 20h
12/09 - 12h e 20h
13/09 - 12h e 20h
14/09 - 12h e 20h
15/09 - 12h e 20h
16/09 - 20h
17/09 - 12h e 20h
18/09 - 20h
19/09 - 12h e 20h
20/09 - 20h
21/09 - 12h e 20h
22/09 - 20h
23/09 - 12h e 20h
24/09 - 20h
25/09 - 12h e 20h (última manifestação)

Está ainda permitindo que Lhe sejam feitas 3 perguntas por Encontro. Já disse para que todos pedissem perdão por seus erros e que redimiria todos eles, como uma Graça especial, mas que o trabalho de Oração deveria ser contínuo e nos tornássemos "Missionários da Oração".

Está pedindo que o Morro do Cristal se torne um local de peregrinação. Figueira, que nunca viveu algo parecido, terá de se adaptar. Todos nós estamos dizendo que Figueira nunca mais vai ser o mesmo local depois destes dias.

Pede que as crianças e os jovens se aproximem dela e, se possível, que todos possam ir até o Morro do Cristal, que vai se tornar um local de irradiação para todo o Brasil.

Sempre saúda o Brasil e menciona a especial devoção do povo brasileiro por Ela. Disse que o Brasil é o país da Redenção.

Após o final deste ciclo de manifestações em Mirna Jad, Ela anunciou que irá se manifestar em datas marcadas em Aurora e Mirna Jad, a partir de novembro/2011. Que todos se programem para ir a Salto ou Carmo da Cachoeira e participarem de alguns dos encontros deste ciclo de manifestação de Mainhdra:

Aurora (dias 12 e 13 de cada mês)

2011: 12/11, 13/11, 12/12, 13/12
2012: 12/01, 13/01, 12/02, 13/02, 12/03, 13/03, 12/04, 13/04, 12/05, 13/05, 12/06, 13/06, 12/07, 13/07 e 08/08 (última manifestação em Aurora e última manifestação neste ciclo planetário)

Mirna Jad (dias 25 e 26 de cada mês)

2011: 25/11, 26/11, 25/12 e 26/12
2012: 25/01, 26/01, 25/02, 26/02, 25/03, 26/03, 25/04, 26/04, 25/05, 26/05, 25/06, 26/06, 25/07 e 26/07 (última manifestação em Mirna Jad)

Disse que sua última manifestação será em Aurora (08/08/2012), quando encerrará suas aparições neste ciclo do planeta e que até lá teremos um período de paz. Disse que seu ciclo de manifestações em Medjugorje (Bósnia e Herzegovina) também está chegando ao final.

Tem pedido insistente e continuamente que nos aprofundemos no trabalho de Oração pelas Almas que ainda não se iluminaram e não alcançaram a Luz. Isto Ela repete em todas as manifestações com toda a ênfase possível.

Em todos os encontros noturnos, pede que cada um leve uma vela acesa, isso simbolizaria uma Alma que precisa ser resgatada, já que há milhares no abismo,

e todos são Seus filhos. Não estamos nos reunindo com Ela por nós mesmos, mas para orar por estas Almas, segundo diz.

Orações que já nos ensinou neste ciclo:

"Bendita Tú Eres entre todas las criaturas, porque Fuiste concebida por una Gracia Mayor."

"Espíritu Santo, Misericordia por las Mónadas que están dormidas. Luz a las Almas que caminan."

"Ave Luminosa, nuestras vidas resplandecen bajo Tu Presencia Universal. Que el Corazon de Tu Divina Misericordia nos alivie de todo dolor y nos resguarde de todo mal. Madre Divina, siempre Tu Luz Reinará. Amén. Amén. Amén." (Oração especial que Ela pediu que fizéssemos 150 contas, 4 vezes por semana, pelo menos; uma conta para cada Alma a ser resgatada).

Em português: Ave Luminosa, nossas vidas resplandecem sob Tua Presença Universal. Que o coração de Tua Divina Misericórdia alivie-nos de toda dor e resguarde-nos de todo o mal. Mãe Divina, sempre Tua Luz reinará. Amém. Amém. Amém.

Pediu ainda que redimíssemos a conhecida oração Ave Maria e o sinal da cruz.

Disse que até o momento, 2 milhões de Almas puderam ser resgatadas com o intenso trabalho de Oração nestes dias.

Ainda recomendou que lêssemos os capítulos 5 e 12 do livro do Apocalipse. O que é narrado no capítulo 5 já está ocorrendo, segundo Ela.

Mencionou o 3º Segredo de Fátima e disse que realmente tudo está muito próximo .
Confirmou o que já tínhamos ouvido 20 anos atrás: a profecia de que haverá 3 dias de trevas no plano físico, durante um eclipse, em somente um hemisfério da Terra (não disse qual) e que as portas do local físico onde estivermos neste momento não deverão ser abertas em hipótese nenhuma para nada e ninguém. Nestes momentos, a Oração será o escudo para toda a proteção que nos será dada e que nos colocará no lugar correto em que deveremos viver esta prova. Mas que tudo passará.

Disse ainda que as Forças da Luz sempre vencerão as forças das trevas.

Existem muitas outras informações e detalhes que deverão sair na forma do livro que solicitou que fosse publicado, o mais rapidamente possível.

PAZ, PAZ AO PLANETA, PAZ.

http://www.vidaorante.org/mensagem/mensagem.php

2012 e as Mensagens das Aparições


2012 e as Mensagens das Aparições


Estamos em 2012, um ano que nos surpreenda, quiçá, com uma catarse que dirimindo as ilusões, acabe, oxalá, brindando-nos com a perspectiva de um horizonte de Amor Incondicional e Paz Profunda. Nesse clima de expectativa, impossível é não refletir sobre as aparições de uma figura com grande significado espiritual para muitos, que é a Nossa Senhora, mãe de Jesus, o Cristo. Impossível não conjecturar alguma explicação para tais estranhos fenômenos. Para tanto, analisemos algumas das aparições de N. Sra, a de Fátima, a de Guadalupe e a de Garabandal.

A aparição de N. Sra. de Fátima ou Senhora do Rosário ocorreu durante a I Grande Guerra, na aldeia de Fátima, em Portugal, no dia 13 de maio de 1917. Perto do meio-dia, um clarão iluminou o céu e uma jovem resplandecente apareceu a Lúcia, Francisco e Jacinta, três crianças entre sete e dez anos de idade, que estavam cuidando de um rebanho de ovelhas. Relataram as crianças que a aparição era a de uma jovem, com vestido branco mais brilhante que o sol e manto orlado de ouro, que lhes disse ser a Senhora do Rosário. A aparição pediu às crianças que rezassem para o fim da guerra e que voltassem ao mesmo lugar, naquela mesma hora, no dia 13 de cada mês, até o mês de outubro. Mostrou-lhes também um mar de fogo nas profundezas da terra, nele mergulhados, como fossem carvões ardentes em forma humana, as almas condenadas. As aparições se tornaram de conhecimento geral e a cada mês crescia o número de pessoas que se juntavam às crianças para presenciá-las, apesar de que só elas as viam. Em uma delas, a aparição prometeu um prodígio no céu para que o povo acreditasse no que estava sendo transmitido pelas crianças. E foi o que aconteceu no dia 13 de outubro de 1917. Com data marcada, mais de setenta mil pessoas testemunharam algo único. Relatos jornalísticos contam que o céu estava coberto de nuvens e a chuva não parava de cair. De repente, perto do meio-dia, abriram-se as nuvens, a chuva parou e apareceu no céu um disco de prata com brilho intenso girando sobre si mesmo e realizando movimentos para direita e para esquerda. Seu núcleo era escuro e suas bordas brilhantes. Feixes de luz de todas as cores, em especial azul e roxa, espalharam-se por cima da multidão. O disco parou por alguns minutos e por mais duas vezes tudo se repetiu. Pessoas que se encontravam a quilômetros do local também observaram o fenômeno que durou entre dez e doze minutos e muitas fotografias foram tiradas, o que torna difícil atribuir tal fenômeno à histeria coletiva ou alucinação. Mais crível seria atribuí-lo a especiais seres espaciais.

A aparição de N. Sra. de Guadalupe aconteceu em 1531, na colina de Tepeyac, no México, a Juan Diego, um índio de 51 anos de idade. Conta-se que a aparição seguiu-se a uma melodia que Juan Diego foi ouvindo enquanto subia a colina. Tratava-se de uma jovem muito bonita de cabelos pretos, envolta por um manto azul salpicado de estrelas que a revestia da cabeça aos pés. Um esplendor de raios dourados a rodeava por completo. A jovem pediu a Juan Diego para que fosse até o bispo local para transmitir-lhe o desejo de que fosse construído um templo de oração naquele lugar, para que os homens orassem a Deus. O bispo, claro, não acreditou nele e pediu uma prova. No dia seguinte, a jovem apareceu e mandou que Juan Diego subisse ao cume da colina e colhesse todas as rosas que pudesse, que as colocasse dentro do seu manto e as mostrasse ao bispo. Tendo seguido as instruções, ao ser admitido na presença do bispo, quando Juan Diego desdobrou o manto onde estavam as rosas, apareceu nele o desenho da imagem da aparição, como é vista até hoje na basílica de N. Sra. de Guadalupe, no México. A imagem apesar de não possuir pigmentos de cor é vista colorida. Além disso, a ampliação dos olhos da imagem revela neles registrada, como em uma fotografia, a cena vista pela Senhora quando Juan Diego desdobrou sua capa perante o bispo. Descoberta que nos deixa perplexos, mas que pode ser algo simples para seres com uma tecnologia bem mais avançada que a nossa. Seres que tentam alertar os homens para que se preparem para a hora do seu derradeiro encontro com a Verdade e a Luz. Seres que talvez assumam a imagem de uma linda jovem de aparência cativante e tranqüilizadora, que com seu vestido branco e manto azul, remete os homens à imagem da mãe de Jesus, com todo o seu forte componente emocional, facilitando dessa forma a receptividade às mensagens.

Menos espetacular, porém mais apocalíptica, a aparição de N. Sra. de Garabandal ocorreu, em 1962, a quatro meninas de 11 a 12 anos de idade, que em uma tarde de domingo, estavam brincando em um pequeno povoado ao norte da Espanha. Eram elas, Conchita, Jacinta, Mari Loli e Mari Cruz. Segundo anotações do diário da Conchita, de repente, elas ouviram um ruído como de trovão e apareceu-lhes a figura de uma jovem muito bonita, envolta numa luminosidade que não lhes feria a vista; tinha um vestido branco, manto azul e uma coroa de pequenas estrelas douradas. A aparição mostrou às videntes uma aterradora visão do castigo se a humanidade não mudar e retornar para Deus. Disse-lhes também que antes de do castigo haverá um aviso que será de alguns minutos, mas que parecerá tremendamente longo. Será como um fogo que não queimará a carne, mas será sentido dolorosamente no corpo e no espírito de todas as pessoas, em todas as nações. Cada um verá o seu próprio estado de consciência e vivenciará o que significa perder a Deus. Ninguém escapará. Os bons, para se aproximarem mais de Deus e os outros, para se emendarem. Um ano depois do aviso, ocorrerá uma manifestação extraordinária para ainda tentar ajudar quem quiser mudar e ser salvo, para evitar o castigo. O fenômeno consistirá no aparecimento de um pilar cilíndrico, de dimensões planetárias, feito de uma substância visível, mas não palpável e que poderá ser fotografado, filmado e televisionado. Aparentemente, Conchita, que nasceu em 1949, conhece a data desse acontecimento e teria dito que começará a divulgá-la oito dias antes de sua ocorrência. Depois disso, se a humanidade não mudar e o homem continuar sendo o mais maligno demônio do próprio homem, virá, então, o castigo. Num determinado momento, nenhum motor ou máquina funcionará. Uma terrível onda de calor se abaterá sobre a Terra e os homens cairão no desespero e tentarão se matar uns aos outros, mas faltará a força e cairão por terra. Relatam as videntes que lhes foi mostrado uma multidão de pessoas envoltas em chamas que corriam a jogar-se no mar, mas este em vez de apagar as chamas, ativava-as ainda mais. Examinadas por psicólogos e psiquiatras, todos atestaram que as garotas eram normais, sadias e sinceras.

Óbvio que as aparições de N. Sra, com uma mesma mensagem em diferentes lugares e em condições semelhantes, têm conotação de presságio e um alerta para a necessidade urgente de paz entre os homens e um pedido constante para que se comuniquem mais com seu Deus interior. Alerta e pedido de quem de alguma forma vem em nosso socorro, avisando-nos para a necessidade de uma mudança de comportamento que nos permita perceber que a intolerância é a causa de todos os problemas e de uma mudança de atitude que nos permita olhar para o próximo e enxergar nele o nosso próprio reflexo.

por Renato Mayol - mayko12@uol.com.br

Crescimento


Crescimento

A idéia de crescimento, em geral, está relacionada aos aspectos físicos do ser humano, porém, ele é muito mais amplo e ultrapassa os limites do crescimento biológico.

Crescer, no sentido mais profundo, significa superar a dimensão meramente animal e ir além da busca pela satisfação das necessidades básicas à sobrevivência.

Se não nos dedicarmos ao desenvolvimento de nosso crescimento emocional e espiritual, certamente levaremos uma vida muito menos preenchida da verdadeira satisfação.

Esta é uma tarefa que deveria, pelo menos a princípio, ser estimulada desde nossa mais tenra infância. Entretanto, não é o que acontece à maioria das pessoas.

Vamos, aos poucos, direcionando o foco de nossa vida ao mundo exterior, na busca de conquistas materiais, que embora necessárias, não constituem, em absoluto a única razão da vida.

Ao contrário, se não alimentarmos a dimensão interior de nosso ser, ao perdermos momentaneamente as bases materiais que nos sustentam, podemos sucumbir de modo definitivo ao desespero, à angustia e à depressão.

Refazer esta rota e retomar o caminho do qual fomos desviados, resgatando a conexão com a única realidade verdadeira, -o divino-, só pode ser possível se estivermos firmemente determinados a fazer de nossa vida uma trajetória de paz e alegria, ao invés de um simples caminhar ao encontro da morte.

"Você disse recentemente que a maior parte da humanidade está vegetando, não vivendo. Por favor, explique para nós a arte de viver de maneira que a morte possa tornar -se também uma celebração.

...O homem nasce para atingir a vida, mas tudo depende dele. Ele pode perdê-la. Ele pode seguir respirando, ele pode seguir comendo, ele pode seguir envelhecendo, ele pode seguir se movendo em direção ao túmulo - mas isto não é vida. Isto é morte gradual, do berço ao túmulo, uma morte gradual com a duração de setenta anos.

E porque milhões de pessoas ao redor de você estão morrendo esta morte lenta e gradual, você também começa a imitá-los. As crianças aprendem tudo daqueles que estão em volta delas e nós estamos rodeados pelos mortos. Então, temos primeiro que entender o que eu quero dizer por 'vida'. Ela não deve ser simplesmente envelhecer. Ela deve ser desenvolver-se. E isto são duas coisas diferentes. Envelhecer, qualquer animal é capaz. Desenvolver-se é a prerrogativa dos seres humanos. Somente uns poucos reivindicam o direito.

Desenvolver-se significa mover-se a cada momento mais profundamente no princípio da vida; significa afastar-se da morte - não na direção da morte. Quanto mais profundo você vai para dentro da vida, mais entende a imortalidade dentro de você. Você está se afastando da morte; chega um momento quando você pode ver que a morte não é nada, apenas um trocar de roupas ou trocar de casas, trocar de formas - nada morre, nada pode morrer. A morte é a maior das ilusões que existe.

Para se desenvolver, simplesmente observe uma árvore. Enquanto a árvore cresce, suas raízes estão crescendo para baixo, mais profundas. Existe um equilíbrio; quanto mais alto a árvore vai, mais fundo as raízes irão. Você não pode ter uma árvore de cento e cinqüenta pés de altura com pequenas raízes; elas não poderiam suportar tal árvore imensa. Na vida, se desenvolver significa crescer profundamente para dentro de você mesmo - que é onde suas raízes estão.

...Para mim o primeiro princípio da vida é meditação. Tudo o mais vem em segundo lugar... Meditação significa entrar na sua imortalidade, entrar na sua eternidade, entrar na sua divindade. E a criança é a pessoa mais qualificada porque ela ainda está sem a carga da educação, sem a carga de todo o tipo de lixo. Ela é inocente. Mas infelizmente a sua inocência está sendo condenada como ignorância.

Ignorância e inocência têm uma similaridade, mas elas não são a mesma coisa. Ignorância também é um estado de não conhecimento, tanto quanto a inocência é. Mas existe também uma grande diferença, que passou despercebida por toda a humanidade até agora. A inocência não é instruída - mas também não é desejosa de ser instruída. Ela é totalmente contente, preenchida...

O primeiro passo na arte de viver será criar uma linha de demarcação entre ignorância e inocência. Inocência tem que ser apoiada, protegida - porque a criança trouxe com ela o maior tesouro, o tesouro que os sábios encontram depois de esforços árduos. Os sábios têm dito que se tornaram crianças novamente, que eles renasceram.

...Limpe a sua mente de tudo o que não é conhecido por você, de tudo o que é emprestado, tudo o que veio da tradição, convenção, tudo o que lhe foi dado pelos outros. Simplesmente, desfaça-se disto. Novamente seja simples, mais uma vez seja uma criança. E este milagre é possível pela meditação.

...O ser é você e descobrir o seu ser é o começo da vida. Então, cada momento é uma nova descoberta, cada momento traz uma alegria. Um novo mistério abre as suas portas, um novo amor começa crescer em você, uma nova compaixão que você nunca sentiu antes, uma nova sensibilidade a respeito da beleza, a respeito da bondade.
Você se torna tão sensível que, inclusive, a menor folha de grama tem uma imensa importância para você. Sua sensibilidade torna claro para você que esta pequena folha de grama é tão importante para a existência quanto a maior estrela; sem esta folha de grama, a existência seria menos do que é. E esta pequena folha de grama é única, ela é insubstituível, ela tem a sua própria individualidade.

E esta sensibilidade criará novas amizades para você - amizades com árvores, com pássaros, com animais, com montanhas, com rios, com oceanos, com estrelas. A vida se torna mais rica enquanto o amor cresce, enquanto a amizade cresce... Quando você se torna mais sensível, a vida se torna maior. Ela não é um pequeno poço, ela se toma oceânica.

...A meditação lhe traz sensibilidade, uma grande sensação de pertencer ao mundo. Este é o nosso mundo - as estrelas são nossas e nós não somos estrangeiros aqui. Nós pertencemos intrinsecamente à existência. Nós somos parte dela, nós somos o coração dela.
Em segundo lugar, a meditação irá lhe trazer um grande silêncio - porque todo o lixo do conhecimento foi embora, pensamentos que são partes do conhecimento foram embora também... Um imenso silêncio e você é surpreendido - este silêncio é a única música que existe. Toda música é um esforço para manifestar este silêncio de algum modo.

...A morte deveria ser uma aceitação pacífica, uma entrada amorosa no desconhecido, um alegre despedir-se dos velhos amigos, do velho mundo...
Comece com a meditação e muitas coisas crescerão em você - silêncio, serenidade, êxtase, sensibilidade. E o que quer que venha da meditação, tente trazê-lo para a sua vida.

Compartilhe isto, porque tudo o que é compartilhado cresce mais rápido. E quando você atingir o momento da morte, você saberá que não existe morte. Você pode dizer adeus, não existe necessidade de nenhuma lágrima de tristeza - talvez lágrimas de felicidade, mas não de tristeza".
Osho, O Livro da Cura.

:: Elisabeth Cavalcante ::