sábado, 2 de fevereiro de 2013

RAZÕES PARA SER VEGETARIANO


Razões de saúde

Benefícios que a dieta vegetariana traz à saúde:
• redução das mortes por infarto (doença cardíaca isquêmica) em 30% em homens e 20% em mulheres vegetarianas (estudo com 76 mil indivíduos);
• níveis sanguíneos de colesterol até 35% mais baixos nos vegetarianos;
• menor pressão arterial (redução de 5 a 10 mmHg) nos vegetarianos;
• redução de até 50% do risco de apresentar doença diverticular nos vegetarianos;
• redução de até 50% do risco de apresentar diabetes nos vegetarianos;
• probabilidade duas vezes menor de apresentar pedras na vesícula nas mulheres vegetarianas;
• os não vegetarianos têm um risco 54% maior de ter câncer de próstata e 88% maior de ter câncer de intestino grosso;
• aparentemente, o consumo de carne aumenta em até 3 vezes as chances de desenvolver demência cerebral;
• aparentemente, uma dieta vegetariana sem derivados animais e com predominância de alimentos crus reduz os sintomas de fibromialgia.

Sobre a proteína:
É um dos grandes mitos sobre o vegetarianismo. Se o indivíduo atinge as suas necessidades calóricas com alimentos baseados em grãos, automaticamente a sua cota protéica com todos os aminoácidos essenciais é atingida. Os maiores estudos sobre o assunto (meta-análise) demonstram que não há diferença na incorporação da proteína no corpo quando ela é proveniente do reino animal ou vegetal.
Existem marcadores sanguíneos que podem ser dosados para verificar o “estado protéico” da pessoa. A albumina sanguínea é um deles. Veganos têm níveis sanguíneos significativamente mais altos do que não vegetarianos, evidenciando um ótimo perfil de nutrição protéica.

Sobre a suplementação de vitaminas, minerais ou proteínas ao se tornar vegetariano:
Quando a alimentação é bem planejada e inclui ovos e/ou leite regularmente não é necessário nenhum suplemento. Caso todos os derivados animais sejam excluídos da dieta deve-se ficar atento à vitamina B12, suplementando-a se necessário (leia mais no tópico de nutrição do site: www.guiavegano.com). É indiscutível a suplementação de vitamina B12 durante a gestação, lactação e infância.
(Fonte: www.guiavegano.com, Dr Eric Slywitch).

Razões éticas
Muitos vegetarianos não concebem que o Homem tenha o direito de tirar a vida de um animal para seu alimento, especialmente quando a vida das pessoas não depende deste tipo de alimentação. Portanto, os animais e os seres humanos devem coexistir harmonicamente, sem que o homem tenha o direito de interromper o seu ciclo normal da vida.
Outro aspecto refere-se à forma como os animais são tratados. Apesar da indústria da carne alegar que os animais são bem tratados e mortos de forma indolor (abate humanitário), a verdade é outra. Filmagens clandestinas documentam crueldade em diversos matadouros espalhados pelo mundo.

Dê a você um pouco de tempo para uma nova visão, acesse:
Terraqueos.org
Instituto Nina Rosa.org
Assista:






 

Razões espirituais
No infinito processo de evolução espiritual e com o despertar da consciência de nosso verdadeiro Ser, nos tornamos pouco a pouco mais conscientes do papel que exercemos no Universo e como todas as criaturas de Deus se relacionam e evoluem.
Quando compreendemos que o AMOR é a única e verdadeira ferramenta para a ascensão de nosso espírito rumo à vida eterna, iniciamos um processo de buscar a prática do AMOR em todas nuances possíveis.
No Antigo Testamento (Gênesis cap. 1, VS 29), Deus se expressa dizendo: “Eis que vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra e todas as árvores frutíferas que contem em si mesmas a sua semente para que vos sirva de alimento”.

Também no antigo testamento, Moisés recebe os 10 Mandamentos que traz o “NÃO MATARÁS” como diretriz do Criador para orientar o rumo da humanidade.
Mas mesmo assim, muitos se baseiam na vida e ensinamentos de Jesus Cristo para seguir se alimentando com a carne dos animais, sendo que ELE, do alto de sua infinita misericórdia, amor e sabedoria, disse que não é o que entra pela boca que torna o homem impuro e sim o que sai dela. SÁBIA VERDADE! No entanto, quando Jesus ensinava aos homens, não se referia ELE ao homem como matéria apenas e sim como uma alma momentaneamente na matéria. Portanto, o que torna o homem (alma na matéria) impuro, são suas atitudes, palavras e, principalmente, o nível de amor que é incapaz de expressar para com tudo e todos.

Mas Jesus fez a multiplicação dos pães e peixes, certo? Porque, então, não deixou claro este fato tão importante?
Como sabemos, o espírito é eterno e Jesus, conhecendo a natureza da humanidade naquela época, sabia que sua missão era colocar a semente do AMOR no coração dos homens.
Estava ciente de que algumas verdades não poderiam ser ditas no estágio ainda primitivo de evolução em que o homem se encontrava. Portanto, conhecedor do processo evolutivo, e de que o AMOR quando semeado verdadeiramente no coração dos homens faria todo o trabalho de modificação de velhos paradigmas e hábitos, seguiu seus ensinamentos com o alimento espiritual “liquido” (baseado apenas nos preceitos de amor), pois a humanidade ainda não estava preparada para um alimento “sólido” (verdades mais elevadas). Como por exemplo, um bebê no processo de aprender a andar deve primeiro engatinhar, ou antes de comer alimentos sólidos alimentar-se com o líquido e pastoso.

Portanto, um dia atingiremos o nível angélico e para alcançar este patamar de evolução espiritual, devemos caminhar pela eternidade, aprendendo, experimentando e vivendo na ilusão e na cegueira, para que passo a passo, possamos começar a abrir os olhos da alma e enxergar o que hoje
nos parece invisível.

Por esta razão, Ele sabia que no curto período de sua vida terrena não poderia gerar polêmicas que o atrasariam no “cronograma” de instrução da humanidade na lei do AMOR. Da mesma forma, sabia
que algumas verdades já vigentes em mundos mais evoluídos, não poderiam ser compreendidas e implementadas na Terra devido à “infância” espiritual das almas que aqui viviam. O Apóstolo Paulo, em diversas de suas epístolas fez questão de deixar claro o processo de evolução do ser humano em sua ascensão espiritual, dizendo que muitos dos novos cristãos não estavam preparados para receber o alimento espiritual “sólido”, ou verdades espirituais mais elevadas.
No entanto, em outras doutrinas espirituais como Hinduísmo, Budismo e algumas linhas Cristãs, o vegetarianismo foi profundamente difundido como processo importante de elevação da consciência espiritual e da prática do amor.
Os Essênios, comunidade espiritual que existiu na época de Cristo, buscavam viver o amor em sua plenitude e não somente foram vegetarianos, como cultivavam o respeito e o amor à vida em todos os seus aspectos. Principalmente compreendiam que todos os reinos caminham rumo ao mesmo destino, ou seja, de volta ao “Lar”, ao Criador e, por conseguinte, o respeito e o amor a todos os seres é fator primordial no processo de evolução de cada SER.
Enquanto não cuidarmos dos animais que se encontram em um “reino” inferior ao nosso, não nos faremos dignos de contatar “reinos” superiores.
Aspectos legais/éticos – De acordo a Lei Federal 9.605/98 | Decreto Lei 24.645/34 O ARTIGO 32, “É crime maltratar os animais”. Que irônico não? Utilizemos nosso raciocinio reflitamos o que é ser um animal.

Portanto, não são também as aves, bovinos, caprinos, suínos e peixes animais? Mas porque a lei para eles não se aplica? Seria porque não costumam ficar dentro de nossas casas recebendo e doando carinho?
Porque nos indignamos em saber que os irmãos chineses e coreanos se alimentam dos cãezinhos que tanto amamos? Não seria apenas uma diferente visão ou um paradigma com o qual não estamos acostumados?

Na Índia por exemplo, as vacas são sagradas em todo o país e os ratos em determinadas localidades. O importante é compreender que, os bois, carneiros, galinhas, peixes ou outro animal qualquer, são criaturas divinas que tem o direito à vida. Os humanos sendo “supostamente” seres mais evoluídos, deveriam zelar pelos animais e não causar dor e sofrimento impedindo assim o curso normal da vida destes seres.
Que a paz de nosso amado Mestre Jesus Cristo nos dê luz para ver e amor para distribuir!

 http://www.correntedeluz.com

 


Nenhum comentário: