sábado, 28 de abril de 2012

Meditação faz muito bem ao corpo físico, também

A meditação reduz a ansiedade, torna a respiração equilibrada e profunda e propicia uma melhor oxigenação e freqüência cardíaca. Seu reflexo no sono é um repouso mais sereno e tranqüilo e sem interrupções. 

Ainda no campo da saúde, ela atenua enxaquecas e resfriados, auxilia numa recuperação mais rápida nos pós-operatórios e cria toda uma condição para que a digestão alimentar se processe bem melhor, por que o aparelho digestivo está distendido, sem tensão e, portanto, em condições de receber o alimento. 

No campo psíquico, a prática também mantém a pessoa num relativo estado de equilíbrio, com uma lucidez que a impede de entrar em conflitos emocionais internos, principalmente, de origem afetiva. Há, por parte de quem pratica, muito mais clareza mental, objetividade, paciência, compreensão e justiça. (Esse texto é de Lia Diskin, da Associação Palas Athena, uma das maiores conhecedoras de Meditação no Brasil, e também uma das maiores divulgadoras da Meditação entre nós. Lia, inclusive, dá cursos de Meditação, entre vários outros, todos ótimos, para a formação de divulgadores da Meditação. 

O curso é maravilhoso, se você puder fazer, faça. Veja o site www.palasathena.org.br) E eu vou passar para vocês uma Meditação da Medicina Chinesa que eu pratico e acho ótima. Meditação do Sorriso Interior Sente-se de uma forma bem confortável, no chão ou mesmo em uma cadeira, com as costas eretas e desencostadas, e comece a olhar para a ponta de seu nariz. 

A gente fica com cara de 'abobado', mas é um exercício ótimo não só para ganhar foco e concentração, mas também para os olhos. Permaneça assim uns 2 a 3 minutos, mas pode começar ficando menos tempo para não forçar demais os músculos dos olhos. Leve o olhar, ou apenas imagine, até o 3º olho, o ponto entre as sobrancelhas, feche os olhos e se concentre um tempinho aí, respirando mais profundamente e também de forma mais lenta, tanto na inspiração como na expiração. Agora, imagine que você está levando a energia acumulada no terceiro olho para os órgãos físicos principais. Primeiro para os pulmões, você 'vê', ou imagina, seus pulmões e agradece a eles tudo o que eles já fizeram, e vai continuar fazendo, por você. Sorria e diga obrigado, obrigado...

 E você vai ver, ou sentir, os pulmões sorrindo para você e também dizendo obrigado. Vá repetindo os agradecimentos e sorrisos para o coração, depois para o fígado, em seguida para os rins e, por fim, para o baço e o pâncreas (mais ou menos na mesma altura do fígado, só que do seu lado esquerdo). Agora, fique mais alguns minutos apenas prestando atenção à respiração e sentindo o enorme bem-estar que vai se espalhando por todo o seu corpo. Importante: se você tem, ou está, com algum problema em algum desses órgãos, fique mais tempo nessa parte do corpo e sorria e agradeça a esse órgão várias e várias vezes. Porque, pode ter certeza, ele está trabalhando muito para recuperar a sua saúde. Faça essa meditação diariamente durante 21 dias e só, então, analise os resultados. E aí, já com prática, você pode meditar agradecendo todas as partes de seu corpo: olhos, ouvidos, boca, dentes, estômago, intestinos, reto, sistema esquelético, muscular etc. etc... E quando tiver muita prática, trabalhe também com o cérebro, hemisfério esquerdo, direto e cérebro posterior, o reptiliano... Segundo a Ciência, é impossível sentir o cérebro. 

Experimente e veja o que você acha dessa opinião. Se você tiver dificuldade em fazer essa Meditação, comece mais simplesmente, apenas respirando tranquila e profundamente e prestando atenção nessa respiração. Para mim, a única coisa que existe que chega bem perto da panacéia - o remédio para todos os males - é a Meditação. Experimente e depois nos conte. NEURÓBICA E agora um exercício neuróbico, bem mais difícil do que os anteriores. Condessa quer dar um presente ao marido Conde e decide contratar um pintor para fazer seu retrato que, se ficasse bonito, seria o seu presente para o marido. Como na época não havia a tal da moeda corrente, tudo era pago em ouro ou em simples trocas, ela pega a barra de ouro de 15 centímetros que tinha e vai falar com o pintor. Que diz que o trabalho levaria 15 dias para ficar pronto e ele queria receber um centímetro da barra de ouro por dia, sem outra possibilidade. A Condessa concorda e vai ao único ourives de sua região para cortar a barra. 

Mas o ourives lhe diz que sua máquina de corte está com problema e ele só poderia cortar a barra em 4 pedaços. E depois ele vai mandar arrumar a máquina, mas vai demorar mais de um mês para recebê-la pronta. E agora, pensa a Condessa, o que eu faço? Vamos ajudar a Condessa? Como você acha que ela pode sair dessa? (Experimente resolver o problema depois de você fazer a Meditação. Porque meditar também é ótimo para o cérebro.) 

 :: Roberto Inácio ::

Nenhum comentário: