segunda-feira, 25 de abril de 2011

Tai-chi ajuda quem tem insuficiência cardíaca crônica


A prática de uma ginástica inspirada no tai-chi, uma arte marcial chinesa, contribuiria para melhorar a qualidade de vida, o humor e a eficácia do exercício entre os pacientes que sofrem de insuficiência cardíaca crônica, segundo trabalhos publicados nesta segunda-feira.

"O tai-chi não apresenta riscos (...) e poderia melhorar a qualidade de vida e o humor dos enfermos mais frágeis", explicou Gloria Yeh, do centro médico Beth Israel Deaconess, professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard e uma das autoras do estudo, publicado nos Archives of Internal Medicine de 25 de abril.

Historicamente, as pessoas portadoras de insuficiência cardíaca crônica foram consideradas demasiado frágeis para fazerem um exercício regular. Até o final dos anos 80, a recomendação médica geral era para que evitassem qualquer esforço físico.

"Os resultados preliminares desse estudo sugerem que o tai-chi poderia acarretar benefícios para essas pessoas, mas a recomendação não foi verificada em testes clínicos mais extensos", observaram os pesquisadores.

Para o estudo, foi analisada a prática de uma hora de tai-chi duas vezes por semana, durante 12 semanas, em 50 pessoas que sofriam insuficiência cardíaca crônica.

Outro grupo de 50 participantes com o mesmo problema, e com idade semelhante, realizou os exercícios geralmente recomendados - uma caminhada de seis minutos duas vezes por semana. Ao final do estudo não havia diferenças em termos de oxigenação, mas os participantes que praticaram o tai-chi tiveram melhora maior em sua qualidade de vida e bem-estar. Além disso, demonstraram mais confiança em si mesmos.

O Tai Chi Chuan é um dos exercícios mais suaves e fáceis de ser aprendido. Originário da China, é uma prática milenar muito popular nesse país, praticada por homens, mulheres, crianças e idosos. O Tai Chi é baseado na observação dos animais e consiste em movimentos circulares e repiratórios simultâneos. A prática tem como premissa equilibrar a mente e o corpo, sendo benéfico para ambos.

Alguns de seus benefícios são:

· Aumenta a capacidade de concentração;
· Alonga os músculos,;
· Melhora o equilíbrio e a circulação;
· Reduz os sintomas do stress;
· Aumenta o nível de energia e diminui o cansaço físico e mental;
· Fortalece o sistema imunológico;
· Fortalece os ossos;
· Ajuda a manter a forma.

O Tai Chi Chuan é uma verdadeira fonte de juventude. Ele ativa os seus hormônios da juventude e as células imunes, fortalece o coração, coloca em ordem suas funções orgânicas, refina seus reflexos e equilíbrio e ajuda você a afastar os sinais da idade por meio de sua proposta relaxante.

E para aqueles que detestam exercícios, o Tai Chi é uma grande opção! Seus movimentos suaves são perfeitos para quem tem artrite ou sofre de doenças cardíacas e não pode exercer movimentos vigorosos. O ideal é praticar logo de manhã, ao nascer do sol, na chamada hora da energia criativa.

Nenhum comentário: