domingo, 16 de janeiro de 2011

O PODER DO PENSAMENTO E DA PALAVRA



O PODER DO PENSAMENTO E DA PALAVRA

- POR GERRIT JAHN



Assim como as palavras, os pensamentos são vibrações, também, mas a um nível diferente. Enquanto as palavras expressas se manifestam como vibrações acústicas, o pensamento também pode influenciar um ser humano em vários níveis. Enquanto o pensamento se manifesta principalmente no corpo mental inferior, ele também pode ainda ter um efeito em outros níveis porque todos os sete corpos do ser humano estão conectados e se influenciam. Esta relação interativa da aura tem como resultado que o pensamento negativo pode também se manifestar no corpo material (como a dor ou até uma doença).

As vibrações das palavras podem também alcançar conseqüências. A um nível mais sutil, o mesmo se aplica às vibrações do pensamento. O pensamento é uma vibração real dentro de sua aura, que é criado pelo seu corpo mental inferior, mas ele é uma vibração que vocês podem controlar. O pensamento negativo somente é criado quando vocês o permitem. Agora é o momento em que vocês compreendem que são os mestres de suas vidas, e podem decidir a sua existência.

Quando surgirem os pensamentos negativos, enviem-lhes a luz, e vocês compreenderão que com alguma paciência vocês serão bem sucedidos em se tornarem o mestre dos seus pensamentos, e poderão levar estes pensamentos a padrões mais elevados, independentemente de influências externas. A um nível mental esta negatividade se torna menos manifesta, mas neste nível muitas formas de vibrações menos elevadas podem ser criadas, incluindo, por exemplo, se tornarem mentalmente envolvidos com o medo, ou pensarem em eventos terríveis, ou viajarem muito com a mente ao passado. Para os seres humanos é importante interagir com o AGORA, o PRESENTE, não com o passado e nem com o futuro. Vocês vivem no agora, e assim deveria ser a sua mente.

O pensamento em relação ao passado é excluído com o seu propósito em fazer isto, e quando compreendem o que pode ser aprendido disto. Entretanto, os seus pensamentos deveriam estar principalmente no presente e uma inquirição inconsciente dos seus pensamentos deveria ser evitada.

Vocês adquirem mais controle sobre os seus pensamentos quando se envolvem no trabalho espiritual. Assim como com as palavras emitidas, os pensamentos podem fazer mais do que serem destrutivos, eles podem ser muito úteis e construtivos. Tentem ter pensamentos de nível elevado, voltando-se para uma perspectiva mais elevada da vida, tornando-se mais otimistas e ao invés de procurarem erros, procurem soluções.

O PODER DA PALAVRA

As palavras e as músicas são vibrações acústicas que têm muito mais importância do que a comunicação ou o entretenimento. As vibrações das palavras influenciam muito mais do que a audição. As palavras são os pensamentos manifestados, que são transmitidos aos ouvintes. Nós estaremos falando do significado do poder do pensamento, aqui queremos discutir os pensamentos que se manifestam como palavras.

Estas vibrações (não somente a acústica) fluem através de todo o corpo humano, e têm uma influência no sistema nervoso e nas glândulas, assim como nos outros corpos e, portanto, podem ter uma influência nas emoções e no pensamento.

Esta influência de todo o organismo humano com todos os sete corpos pode ter efeitos criativos ou destrutivos. Na maior parte do tempo, nestes dias, as pessoas usam as palavras negligentemente e não estão conscientes do significado mais profundo das palavras. Algumas vezes um efeito prejudicial pode ser intencional, e vocês dizem que “magoa”, quando alguém diz algo os insultando. Isto provoca manifestações no corpo emocional que precisam ser dissolvidas, e quando excessivas, podem até levar à doença se não se tomarem os devidos cuidados.

Naturalmente, há a opção de limitar esta influência improdutiva pelo uso regular da proteção tripla de luz. Até mais importante, é necessário aprender a reduzir tal uso errôneo das palavras, tentando evitar o uso da intenção (significado) ou as palavras dolorosas. Mais e mais humanos deveriam fazer um esforço para usarem as palavras positivas, que sejam sustentadoras, causem a alegria e, portanto, elevem as energias.

Um meio muito especial de vocalizar é a prática de “mantras” ou “salmos” (cânticos), que é o canto de determinadas palavras sagradas, de tal modo que as sílabas são sustentadas por algum tempo para intensificar o efeito das vibrações destes sons. O efeito dos mantras pode ser significativo e dissolver emoções e pensamentos menos elevados e organizar a mente, assim como colocar uma influência positiva em outras áreas da existência e harmonizar e energizar muitos níveis.

PROTEÇÃO TRINA DE LUZ

Antes de qualquer trabalho espiritual, a Proteção de Luz deveria ser realizada. Há muitos métodos e exercícios diferentes. Aqui eu quero lhes mostrar um método simples e muito eficaz, que é recomendado especialmente neste período de transição, quando muitas forças obscuras tentam seduzir os seres humanos a abandonarem a sua jornada ou pelo menos obstruí-los em seu trabalho espiritual. Esta é uma Proteção Trina de Luz – um exercício que consiste de três partes.

Nós começamos nos dirigindo ao nosso anjo guardião e guia espiritual e lhes agradecemos pela ajuda que eles proporcionaram. Agora nós pedimos ao nosso anjo guardião para nos proteger durante o nosso trabalho espiritual, para tornar impotentes as forças tenebrosas, e nos apoiar durante o nosso trabalho espiritual. Nós também pedimos ao nosso guia espiritual que nos conduza e nos auxilie.

Nós nos conscientizamos da chispa da luz divina em nosso coração, que é a nossa conexão com Deus e com a nossa alma. Nós deixamos esta chispa se desenvolver para uma chama que se torne maior, cada vez mais, e finalmente ela se torna um pequeno sol que preenche todo o nosso corpo material. Ela (a chama) se expande através de toda a nossa aura, nossa alma e a ilumina. Quando esta é preenchida com luz, a escuridão não tem espaço dentro de nós. Esta luz resplandece para todo o território e é um sinal para os outros seres astrais de que o trabalho de luz está sendo exercido, e eles se apressam para permanecerem ao seu lado.

Finalmente nós pedimos que um raio de luz de Deus venha até nós para formar uma esfera protetora e purificadora. Nós ficamos sentados no meio desta esfera e dentro desta esfera os pensamentos se tornam puros, e toda a impureza e a escuridão permanecem do lado de fora. Esta é uma purificação dos seus pensamentos e energias para manter fora a escuridão, porque a escuridão não tem espaço dentro da harmonia e da luz. Isto não é a criação de uma parede protetora, mas sim, uma purificação, harmonizando, iluminando, assim como elevando as energias dentro da esfera de luz.

É aconselhável não imaginar uma parede protetora, pois tal parede simboliza resistência. Entretanto, a resistência dá força e poder ao que vocês querem evitar ao resistirem, causando assim o efeito oposto ao que vocês estão tentando fazer. Um escudo protetor é uma tentação para as forças tenebrosas, para encontrarem debilidade em seu escudo.

É importante compreender que é vital aceitar a existência da escuridão, e se preencherem com luz, pois este é o único meio com que vocês podem verdadeiramente se proteger. Lembrem-se, onde houver luz, não há espaço para a escuridão. Qualquer escuridão que tente alcançá-los, somente será iluminada, não colocando assim nenhum risco para vocês, pois não há mais escuridão. Não temam a escuridão – apenas dêem-lhe luz.

A escuridão é parte da criação, assim como vocês são, é energia a um nível muito menos elevado, portanto, não lutem com ela, mas compreendam que estar na luz e ser da Luz significam que a Luz não pode prejudicá-los. Portanto, a prática começa freqüentemente na Luz. Esta não somente os protege, mas lhes aproxima mais do seu eu verdadeiro, pois na essência, vocês, e a sua alma, são pura luz divina.

Este exercício pode ser concluído em poucos minutos, ou pode ser expandido como um exercício preparatório para a meditação. É aconselhável completar este exercício antes de qualquer trabalho espiritual, como a meditação, o trabalho de luz, e outro trabalho que seja de natureza espiritual.

Para uma proteção geral das influências da escuridão durante este período de transição, é recomendado completar este exercício pelo menos uma vez diariamente durante a manhã, e para uma máxima proteção durante a noite, antes do seu descanso à noite, de modo que estejam também sob a influência da Luz.



Gerrit Jahn nasceu em 1965, e tem sido um médium experiente desde 1989. Ele canaliza os espíritos dos níveis superiores que trabalham como professores, assim como com alguns arcanjos, predominantemente o Arcanjo Miguel. As sessões do primeiro grupo foram realizadas no início de 1990. Agora ele trabalha em tempo integral como médium, curador e professor da energia da luz, oferecendo leituras psíquicas canalizadas e ensinamentos neste website, que foi criado em 1998 para publicar algumas mensagens recebidas que foram consideradas importantes para o público. Isto também lhes permite obter um insight do tipo e da qualidade das mensagens dadas, antes de agendarem uma leitura canalizada.

Tradução: Regina Drumond

A agitação mental bloqueia sua conexão com Deus


A agitação mental bloqueia sua conexão com Deus

por Bruno J. Gimenes - sintonia@luzdaserra.com.br

Essa afirmação sempre gera polêmica, mas ela tem um fundamento que procurarei explicar, pois realmente poderá lhe mostrar o quanto somos controlados por nossa mente. Experimente fechar os olhos agora, por cinco minutos, com a idéia de manter-se em silêncio, esvaziar a mente mesmo. Será que você consegue limpar-se de visões internas, pensamentos e burburinhos mentais? Provavelmente não.

Na tentativa de cessar esse ritmo, você perceberá com certa frequência que vagará de uma pensamento para outro, de uma idéia para outra, de uma visão para outra, sucessivamente. A mente é frenética, não pára. Podemos até diminuir essa freqüência mental por algum período - menor ou maior de acordo com o treino que a pessoa se submete - mas pará-la é quase impossível para a maioria de nós.

A conclusão que chegamos: não controlamos a nossa mente, mas ela nos controla. Diga-se de passagem, trata-se de uma constatação alarmante, principalmente porque no século XXI já temos a comprovação necessária, até mesmo no campo da ciência, que pensamentos criam realidades, logo, somos o que pensamos. Se nossos pensamentos criam a nossa realidade, precisamos aprender a escolher o que pensar, precisamos pegar as rédeas das nossas vibrações mentais, por isso devemos dedicar tempo e cuidado na arte de domar a nossa mente, para que nossa realidade aconteça conforme nossos objetivos, e não aleatoriamente como conseqüência de nossa agitação mental.

Mas para melhor introduzir o tema e sua elevada importância, antes é importante falar da energia imanente ou cósmica, que é a força que está presente em todo o cosmos. Ela permeia, nutre e forma o universo e todos os seres que nele habitam. Quando essa energia permeia nossos corpos, ou melhor, nos nutre, nós a absorvemos naturalmente e a transformamos, impregnando-a com nossas características de personalidade. Quando essa força nos toca, nossos pensamentos e emoções magnetizam-na com a essência do teor desses pensamentos e emoções. Ou seja, formamos a nossa aura corpórea, criada por essa energia extrafísica que assume as características da personalidade do indivíduo. Isso quer dizer que se uma pessoa é feliz, ela impregnará a energia imanente com a vibração da felicidade. Também quando uma pessoa é depressiva, a sua aura é conformada pela vibração da depressão. Por isso a aura de uma pessoa, que é o seu campo energético, manifesta a sua própria personalidade. Quando a energia cósmica nutre uma pessoa, que passa a impregná-la com a vibração de sua personalidade, essa energia muda de nome e essência, passando a chamar-se energia consciencial.

A energia cósmica é pura, leve, suave, equilibrada às nossas necessidades. Todo dia recebemos permanentemente o abastecimento dessa energia sutil, e, pela ação dos nossos pensamentos e sentimentos, alteramos-lhe o padrão passando a densificá-la pela nossa ignorância e desequilíbrio.
Essa visão comprova que somos os criadores da nossa cura, assim como somos os criadores da nossa doença, porque se nossa mente não parar de oscilar pensamentos frenéticos, desajustados, aleatoriamente, ela alterará o padrão da energia cósmica, transformando-a em energia consciencial totalmente nociva, pela ação impregnante de pensamentos e emoções tóxicas.

Deus é a Fonte da energia imanente, que nutre e mantém a vida, que nos alimenta de saúde e vitalidade. Mas como beneficiarmo-nos dessa dádiva, se ao recebermos o fluxo dessa luz Divina diariamente, a transformamos em uma seiva tóxica que nos adoece e nos ilude? Como estar em sintonia com Deus se quando sua "mão" nos toca todos os dias, a rejeitamos?

Deixar que os pensamentos tóxicos, negativos, pessimistas, tomem conta de nós é fechar as portas para as bênçãos cósmicas que recebemos constantemente.

Mas não se tratam apenas de pensamentos negativos, carregados de maldade ou ódio, eis aí o fator mais alarmante. O estresse, a agitação, a hipeartividade mental e a futilidade também são exemplos de padrões que escurecem ou densificam a energia imanente. Portanto, esses erros cotidianos nos afastam de Deus, ou melhor, nos adoece, porque toda energia imanente absorvida por consciências confusas - que é teoricamente 99% da população - dá origem a energias consciências debilitadas, que por consequência darão origem as doenças do corpo físico.

Essa visão também explica o motivo pelo qual, muitas pessoas que se dizem descrentes de Deus, ainda assim podem ser felizes e saudáveis. Isso acontece porque a energia imanente, que vem da Fonte Maior, não julga, não quer que você seja dessa ou daquela religião, que siga uma ou outra doutrina, mas prefere que você tenha bons pensamentos, e boas emoções, para manter-se em sintonia com Ela. Esse é o significado mais íntimo, mais profundo da palavra livre arbítrio.

Diante desses apontamentos de elevada importância, então, como manter a Conexão constante com Deus nos dias atuais?

Precisamos aprender a reservar momentos do dia que tenham a finalidade de cessar a frequência mental. Temos que treinar nossos pensamentos e emoções para que "fiquem de fora", no sentido de se manterem neutros, por pelo menos cinco minutos, duas, três, quatro ou mais vezes ao dia. Por incrível que isso possa parecer, a esmagadora maioria das pessoas não sabe o que é isso, tampouco imaginam os benefícios dessa simples prática.

Quer ter saúde? Aprenda isso! Quer ser feliz? Aprenda isso! Quer ter idéias e virtudes boas? Aprenda isso! Quer ser consciente da vida, do mundo e da sua missão aqui na Terra? Aprenda isso.

E por que somos assim? Porque nossa mente recebe os pensamentos, aceita-os de acordo com nossas crenças e experiências, e os incorpora como rotina. Uma vez que essa rotina se estabelece em nossa mente, ela passa a ter vida própria, como um programa de computador, passa a executar suas tarefas, naturalmente, já não mais tendo a necessidade de ser alimentada, porque já está gravada por base nas experiências vividas.

Precisamos quebrar esses programas de crença, em primeiro lugar querendo muito! Esse é o ponto principal, querer uma vida melhor, querer sentir o sabor de uma vida com maior conexão com Deus. Mas essa vontade precisa ser intensa.

Uma vez que essa barreira da vontade for vencida, e que você estiver realmente munido da intenção de fazer a mudança, aí será necessário uma mínima disciplina para todos os dias, várias vezes no período, estabelecer uma conexão mental com o vazio! Sim, o vazio dos seus pensamentos, porque é ali que a energia imanente, pura e primordial se encontra. Você pode buscar o vazio de diferentes formas, que sejam positivas e que não gerem consequências a ninguém. Pode fazer isso pela oração, meditação, Ioga, Reiki, devoção a um santo, em um grupo, em uma sociedade fraterna, no meio da natureza, no culto, em um ritual, na missa, em qualquer lugar. Existem ilimitadas formas de acessar essa Fonte da Vida, ou o Cristo Planetário. Cabe a nós a consciência do nosso potencial e disciplina para manter um hábito condizente a preservação da qualidade da energia imanente.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Como aprimorar sua intuição


Como aprimorar sua intuição

por Sandra Cecília F.de Oliveira - relax.mental@uol.com.br

O ano de 2010 já virou memória e foi embora. 2011 acaba de sair do útero da Mãe Tempo. Tempo de fazer reflexões e planos. Um ciclo que se vai... Outro que começa. A vida terrena é assim! Segue na dinâmica do tempo.

Sonho com um tempo mais pacífico em que o homem seja o espelho desse tempo de paz.

O segredo de uma vida boa talvez seja não levar tão a sério os problemas. Ativar a fé em Deus e na bondade humana. "Somos deuses!" - Jesus Cristo afirmou. Se nascemos à semelhança divina o Mal é apenas a ausência do Bem. A semente do amor e da felicidade está dentro da gente.

Além de buscar a saúde e a prosperidade, devemos aprimorar também os valores espirituais. Ter mais amor no coração. Desenvolver a intuição.

A intuição é um instrumento poderoso através do qual aprendemos a obter mais respostas da vida. Se você está muito ansioso ou com medo não está ouvindo a voz do coração. A intuição é o sexto sentido. Todos nós temos. Como se tivéssemos dentro do nosso coração uma grande Mãe ou um grande Pai. A intuição é a voz divina conversando com você.

Algumas dicas para desenvolver ou aprimorar esse dom:

* Meditar é silenciar a mente. Preste atenção na respiração e, quando os pensamentos confusos passarem, você estará meditando. Momento positivo para conversar com Deus.
* Enquanto lava louças: atualmente, os homens e as mulheres dividem as tarefas caseiras. A água é um ótimo condutor para contatos espirituais e intuitivos. Feche os olhos por um instante e se concentre no barulhinho da água. Nesse momento, poderá ter muitas idéias e soluções para seus problemas.
* Ouvir música clássica ou instrumental: está comprovado cientificamente que esse tipo de música relaxa o corpo e a mente. A música facilita o contato com os anjos e nossos protetores espirituais.
* Mirar o horizonte: algumas pessoas se sentem bem quando fitam um lugar plano. Outras quando olham as montanhas. Pouse o olhar sobre o verde e sua mente ficará tranquüila. Momento propício para buscar soluções dos seus problemas e o contato com seres espirituais da natureza.
* Tomar café numa caneca de louça: aprenda a se concentrar no que está fazendo. Tome café lentamente enquanto olha para uma janela. Aprecie o aroma e o sabor. A concentração no momento presente ajuda muito no desenvolvimento das percepções extra-sensoriais. Realizar as atividades com pressa ou impaciência nos afasta do contato com vibrações mais sutis. Se não aprecia café substitua por água ou suco.
* Mentalização de palavras ou mantras: quando tiver uma sensação ruim ou angústia mentalize ou fale palavras tranquilizadoras como: paz, amor, entre outras.
* Animal de poder: se estiver com raiva ou sem conseguir entender os seus sentimentos faça a meditação. Enquanto medita mentalize um animal em sua mente. O primeiro que vier. Pode ser um animal, uma ave ou inseto. Converse com ele mentalmente. Pergunte o que quiser. As respostas virão diretamente da sua essência espiritual ou do seu mentor.
* Paciência: qualidade das almas sábias e um pouco difícil no mundo atual. Concentrando na atividade do momento presente ficará menos propenso a ataques de raiva ou cólera. A paciência melhora a conexão com os mentores siderais.
* Prece: a prece é a meditação, onde pedimos a graça divina. Pedimos ajuda espiritual. É sinal de humildade. Se você conseguir silenciar a mente, será fácil fazer uma prece sincera. Uma prece decorada não atinge o canal onde estão as forças espirituais positivas. Peça ajuda para desenvolver qualidades como: amor, fé, alegria, tolerância. O resto virá como consequência das suas atitudes positivas.
* Intuição não é preocupação: seja leve e solto. Melindres pessoais e mente negativa só produzem conexões distorcidas e contatos com o astral negativo. Se você tiver qualquer pressentimento negativo ore e peça a compreensão e o entendimento.
* A água como agente purificador: vivemos nove meses dentro de uma bolsa d`água. Tome banhos de mar, cachoeira, banheira e chuveiro. Aproveite para meditar e mentalizar seus desejos dentro da água.

Feliz Ano Novo!

Como Enxergar bem sem óculos Sistema Bates


Este sistema é para todos, jovens e velhos, que usam óculos e desejariam não ter motivo para usá-los. Ele é indicado tanto para aqueles que começaram a usar óculos recentemente, quanto para aqueles que os vêm usando há anos e esperam usá-los até o termo de seus dias, perdendo-os, ora aqui, ora ali, quebrando-os e, provavelmente, tendo que trocá-los por outros mais fortes a cada 2 ou 3 anos.

Também é indicado para os que, na casa dos quarenta ou cinqüenta anos, precisamente quando começam a compreender como devem viver, descobrem que já não conseguem ler confortavelmente seus jornais e que os números no catálogo de telefone estão além de suas possibilidades.

Notem como elas seguram a distancia o que vão ler, com o braço esticado! É um sinal de alarme.
Acima de tudo, ele é indicado para as crianças. Obrigar uma criança a usar óculos, sem que haja a manifestação de um problema degenerativo ou neurológico bem diagnosticado, é um dos grandes pecados do mundo.

Deve-se ajudar essa pequena e indefesa criatura, não sobrecarregá-la com o uso desconfortável e antiestético de óculos.
Também é dirigido á aqueles que têm o infortúnio de sofrerem de estrabismo. Centenas de casos de vesguice têm sido corrigidos seguindo-se princípios expostos.

No entanto, este sistema não é apropriado para aqueles cuja vista adoeceu devido a distúrbios orgânicos, tais como tumores, degenerescência da retina, do nervo óptico ou dos centros visuais do cérebro todos esses casos pertencem aos oftalmologistas.
Este método foi desenvolvido para corrigir todas as desordens visuais (problemas de refração) contra as quais é imposto o uso de óculos, recomendado também, para o afortunado grupo que tem bons e belos olhos e quer conservá-los melhor."

Trecho do livro "Como enxergar bem sem Óculos"

Casos de Sucesso

Antônio Silva, com 20 anos notou que estava a ver mal ao longe. O oftalmologista receitou-lhe um par de lentes com um grau de 2.0 dioptrias. Não se conformando com o facto de ter que andar com aquele incômodo acessório, resolveu investigar e descobriu este livro. Em apenas 2 anos, gastando 15 minutos todas as manhãs (logo após uma corrida matinal - importante para activar a circulação), a fazer vários exercícios, nomeadamente os das massagens e os "quatro movimentos oculares com ou sem o ponto", recuperou totalmente a vista.

Recuperação de meia dioptria em apenas um mês

Maria Salvado, com 21 anos e miopia forte, efectuando exercí­cios todas as manhãs durante 45 minutos, em apenas um mês recuperou 0.5 em cada olho, passando de 6 e 5.5 para 5.5 e 5 respectivamente nos olhos esquerdo e direito.

Em 4 anos, de 3 dioptrias para visão perfeita

Mário Gonçalves, aos 37 anos estava com uma miopia com grau de 3 dioptrias. Deixou os óculos de lado e começou a fazer os exercí­cios de massagens, de quatro movimentos e de focagem, apenas 2 a 5 minutos de manhã e à noite e sempre que houvesse alguma oportunidade (filas, paragens de autocarro, etc.) e começou logo a sentir progressos. Passados 4 anos, por curiosidade, foi novamente ao oftamolgista e este ficou de boca aberta ao ver uma recuperação tão fenomenal para grau 0.0. É de salientar que se o Antônio tivesse ido mais cedo à consulta (cerca de um ano segundo ele), é provável que já tivesse a vista perfeita nessa altura pois sentia que tinha a visão apurada.

Como Funciona o sistema bates ?

"O sistema BATES" é um método diferenciado de solucionar os problemas de refração da vista, baseado em estudos do Dr. William Horatio Bates.

De acordo com esses estudos, a capacidade de focar objetos não é proporcionada apenas pelo cristalino, como acreditam os oftalmologistas tradicionais, mas pela ação de músculos que determinam o formato e a posição de todo o globo ocular, e por consequência, do cristalino.

Com esse entendimento, o método proporciona uma melhoria substancial da visão sem necessidade de cirurgia, o que jamais foi promovido pelo uso de lentes.

O método Bates consiste em fortalecer os músculos do globo ocular para que eles cumpram perfeitamente sua função. Como resultado, restitui-se a total capacidade de visão. Ao contrário das lentes, que acabam relaxando ainda mais a estrutura muscular dos olhos e assim agravam o problema (até o momento de precisar de uma lente mais forte), o método Bates fortalece o globo ocular por meio de 10 exercícios simples que devem ser praticados regularmente. Sua prática funciona tanto para recuperar a melhor visão como para sua manutenção.

Menos fundamental que o poder visual, mas também interessante, é o resultado na atenuação de rugas e marcas na face, resultantes dos esforços faciais para compensar deficiências visuais.

Trecho do livro "Como enxergar bem sem Óculos" de M.Matheus de Souza